TRADIÇÃO

Escolas do município celebram carnaval com atividades pedagógicas

Ações educativas foram desenvolvidas com alunos para mostrar o significado da festa

Publicado em: 09/02/2024 por Letícia Holanda

Escolas do município celebram carnaval com atividades pedagógicas

Estudantes participaram de programação com pinturas, confecções de máscaras carnavalescas, desfiles dos blocos e danças com ritmos da folia (Foto: Letícia Holanda)

Como expressão cultural e tradição, as escolas do município conduziram as atividades pedagógicas desta sexta-feira (09), em ritmo de carnaval. As unidades de ensino da Educação Infantil e Ensino Fundamental promoveram ações educativas voltadas para pinturas, confecções de máscaras carnavalescas, desfiles dos blocos com alunos fantasiados e danças com ritmos.

A Escola Municipal de Educação Infantil Nossa Senhora de Fátima, no bairro Morada do Sol, realizou momento dançante e de interação com as crianças com vestuários coloridos e carnavalescos. A Escola Municipal Moranguinho garantiu as comemorações com o café e bingo da amizade e no pátio os alunos desfilaram nos blocos.

Os estudantes da Escola Municipal de Educação Infantil Hérica Barros de Jesus participaram do projeto “Batuque Lelê” com rodas de conversas sobre o significado do carnaval, produção de desenhos e adereços, além do desenvolvimento de instrumentos musicais com materiais reciclados e a tradição do desfile dos bloquinhos.

O secretário de Educação, José Antonio Pereira, frisa que as escolas sempre trabalham as datas comemorativas de forma educativa para garantir conhecimento aos alunos. “Nossas escolas festejam o carnaval com o desenvolvimento de atividades que valorizem a criatividade e o conhecimento dos nossos alunos, e com isso, promover também o respeito e a conscientização com as festas de carnaval”, afirma.

A gestora da Creche Nossa Senhora de Fátima, Derivan Santana, destaca a relevância de apresentar de forma pedagógica a tradição do carnaval para crianças. “É uma festividade popular brasileira, que expressa várias culturas, costumes e danças, com isso temos que integrar o estudante na sua fase inicial escolar a essas comemorações, mostrar de forma lúdica, com estratégias de ensinar os elementos e os aspectos da festa”, observa.