INCENTIVO

Lançada 4ª edição da campanha mundial “Dia de Ler Todo Dia”

Teatro, rodas de leitura e gincanas fizeram parte da programação

Publicado em: 29/08/2018 por Sara Ribeiro

Lançada 4ª edição da campanha mundial “Dia de Ler Todo Dia”

Espetáculo, cheio de apresentações artísticas, marcaram o lançamento da 4º edição do projeto Dia De Ler Todo Dia (Foto: Edmara Silva)

Grande espetáculo, cheio de apresentações artísticas, marcaram o lançamento da 4º edição do projeto Dia De Ler Todo Dia, nesta quarta-feira, 29, pela Secretaria Municipal de Educação, Semed. Evento, no auditório da Universidade Aberta do Brasil, UAB, inicia programação de atividades, com objetivo de valorizar e fortalecer projetos que envolvem ações de leitura nas escolas e diversos segmentos da sociedade.

Engajados na campanha mundial pela leitura, escolas da Educação Infantil, Fundamental e Educação de Jovens e Adultos, EJA, apresentaram os melhores projetos de incentivo ao conhecimento literário. Dentre as principais, a Escola modelo ProInfância, Edelvira Marques representou o clássico da literatura infantil, Bela Adormecida; Maria Evangelista, com Os filhos da EJA; Santo Inácio de Loyola, com Aquarela em Libras; o Ciranda Cultural, com Contação de histórias da obra de Luís da Câmara Cascudo “O casal Silencioso”, numa adaptação e interpretação de Jô Peteleco; e assessoria pedagógica declamou poesias e musicais.

“A sociedade em geral, nós e nossas crianças quase não lemos. Devemos voltar aos velhos hábitos da leitura, seja antes de dormir, ou em qualquer tempo disponível. Esse projeto da Semed vem despertar isso e contar com o envolvimento de todos, inclusive dos pais, inserindo a prática na vida dos filhos” – frisou a secretária adjunta de Ensino, Nilcea Martinho.

Coordenado pela Assessoria Pedagógica da Semed, o projeto envolve as 151 escolas da rede municipal de ensino, entidades e instituições parceiras. No lançamento, gestores, Escolas particulares, Instituições de Ensino Superior,  Academia Imperatrizense de Letras, 50ª BIS, Instituto PES e órgãos da administração municipal.

A secretária adjunta de Educação, Genilza Sipião, ressaltou que a cada edição percebe-se uma maior mobilização com o projeto. “A valorização da leitura é fundamental para o nosso desenvolvendo intelectual enquanto ser humano. Precisamos de projetos nessa perspectiva e quanto mais adesão e empenho de todos, melhor para a qualidade do ensino” – reforçou.

Larissa Pereira Loiola, coordenadora pedagógica na Escola Edelvira Marques, enfatiza o fomento à leitura desde a infância. “A criança que lê é um adulto pensante no futuro, com mentalidade própria. Aquela criança que não tem esse incentivo terá preguiça de estudar. Leitura é imaginação, é formação do indivíduo, que dá capacidade de questionar e compreender mais facilmente seu lugar no mundo”- observou.

O “Dia D” de mobilização será em 21 de setembro. Nesse período, escolas municipais desenvolvem atividades para fortalecer a campanha mundial pela leitura, com dramatizações, rodas de leitura, gincanas e outras atividades.