CONHECIMENTO

Professores do município recebem orientações pedagógicas em Formação Continuada

A capacitação segue até sexta-feira (17), direcionada para profissionais de diferentes disciplinas

Publicado em: 13/03/2023 por Letícia Holanda

Professores do município recebem orientações pedagógicas em Formação Continuada

Objetivo é discutir estratégias para avaliações internas e externas das escolas, tendo um olhar para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) (Foto: Letícia Holanda)

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realiza nesta semana, de 13 a 17 de março, na Universidade Aberta do Brasil (UAB), encontros de Formação Continuada, para professores do Ensino Fundamental Anos Finais. Objetivo é discutir estratégias para avaliações internas e externas das escolas, tendo um olhar para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Nesta segunda-feira (13), ocorreu a capacitação para os docentes ativos em sala de aula, na área de Língua Inglesa. Na terça-feira (14), até sexta-feira (17), professores do segmento da Geografia, História, Matemática, Língua Portuguesa e Ciências da Natureza receberão também orientações pedagógicas.

O secretário de Educação, José Antonio Pereira, garante que as formações são necessárias, para manter os índices de educação com qualidade. “Durante o ano os alunos passam por períodos avaliativos e, por isso, precisamos manter os percentuais de qualidade do ensino municipal nas avaliações nacionais”.

A ideia é refletir sobre avaliação escolar e a melhoria da aprendizagem dos alunos. Há 10 anos sendo professora de inglês, na Escola Municipal Moreira Neto, Magna dos Santos destaca o diferencial do trabalho pedagógico nas escolas, com os direcionamentos das Formações. “São orientações de curto, médio e longo prazo, para serem aplicadas nas avaliações realizadas com os estudantes. Independente da área do conhecimento, o aprendizado de excelência do aluno precisa ser considerado nos resultados”.

Compreender a importância de como avaliar os alunos, permite que haja um monitoramento do ensino-aprendizagem dos estudantes. “As formações visam analisar e esclarecer dúvidas, sobre os critérios utilizados nas avaliações semestrais dos alunos, verificar a forma que os estudantes estão sendo avaliados, e apresentar diretrizes assertivas para avaliar os alunos”, comenta a formadora de Língua Portuguesa, Kelly Mendes.