DEBATE

Sedel de Imperatriz participa do Fórum Estadual de Gestores do Esporte

Evento foi iniciado nesta quinta-feira (29) às 8h, no auditório do Palácio Henrique de La Rocque em São Luis, com término nesta sexta-feira, 1º de março de 2024

Publicado em: 29/02/2024 por Dema de Oliveira

Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude

Sedel de Imperatriz participa do Fórum Estadual de Gestores do Esporte

Servidora Roberta Costa ladeada pelo professor Getúlio Melo e o secretário Estadual de Esporte e Lazer Naldir Lopes na abertura do Fórum (Foto: Assessoria)

A Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Sedel) de Imperatriz, está participando do Fórum Estadual de Gestores de Esporte 2024, que está acontecendo em São Luis. A Sedel Imperatriz, está representada pela servidora Roberta Costa, cujo secretário, Luiz Gonzaga Pereira de Souza, a delegou poderes para falar em nome da pasta.

Evento foi iniciado nesta quinta-feira (29) às 8h, no auditório do Palácio Henrique de La Rocque em São Luis com término nesta sexta-feira, 1º de março de 2024. O Fórum Estadual de Gestores do Esporte é um evento promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer (Sedel), que tem a frente o secretário Naldir Lopes.

A ideia desse encontro é promover uma interação entre os gestores municipais e técnicos para poder construir as políticas públicas de esporte, além de debater melhorias para a área desportiva.

O evento contará com dois dias de programação, para discutir temáticas importantes e de interesse dos municípios maranhenses, como orientações sobre a Lei Estadual de Incentivo ao Esporte e o planejamento para as etapas regional e final dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) e Jogos Paralímpicos Maranhenses (ParaJEMs) edição 2024, como também para os Jogos Escolares Municipais, como os Jogos Escolares Imperatrizenses, os mais movimentados do interior do estado.

Para o secretário de Esportes, Luiz Gonzaga Pereira de Souza, esse evento trará momentos enriquecedores que irão contribuir para o fortalecimento do esporte no município. “É um espaço de discussão que está nos dando oportunidade de ampliar nosso conhecimento para fortalecer as ações esportivas, que já estão em andamento e implantar novas práticas. O encontro é muito importante para fortalecer as políticas públicas direcionadas ao esporte”, afirmou.

A Sedel de Imperatriz anunciou desde janeiro, o calendário de eventos esportivos para 2024. Com intuito de fortalecer o esporte e retirar da ociosidade os jovens e adolescentes, o calendário foi elaborado para beneficiar toda comunidade de Imperatriz, incluindo os povoados da zona rural. A participação nesse Fórum Estadual de Gestores do Esporte, trará muitos benefícios e conhecimentos para a prática esportiva dos eventos anunciados.

Esse ano são 17 eventos esportivos e como novidade as três etapas do Circuito Imperatrizense Aberto de Skate. A 1ª Etapa, está anunciada para ser realizada já neste mês de março, que se inicia hoje. O calendário esportivo apresenta os campeonatos, copas, torneios, e competições, que serão realizadas no município, durante todo o ano. Com uma programação extensa, eventos incluem novas oficinas, jogos e atividades em geral. Ao todo, são 17 eventos, sendo 11 a serem realizados no primeiro semestre e 6 no segundo.

Confira as competições:

PRIMEIRO SEMESTRE

– 1ª Etapa do Circuito Imperatrizense Aberto de Skate (fevereiro)

– Copa Interbairros Futsal Masculino e Feminino de Base (13/15 anos) (março)

– Oficina de Árbitro (ênfase nas modalidades dos JEIs) (maio)

– Torneio Aberto de Futevôlei Misto (abril/maio)

– Campeonato Jiu-Jitsu Cidade de Futebol Masculino Cidade de Imperatriz (abril/maio)

– Copa Interbairros de Futebol Masculino, Copa Interbairros Fut 7 Feminino e Base (Sub-15) (junho)

– Open de (junho)

– Jogos Escolares de Imperatriz “Jeis/Parajeis (maio/junho)

– Jogos de Areia/Travessia do Rio Tocantins (julho)

– Corrida 16 Julho (julho)