Notícias

IMPERATRIZ 173 ANOS

Feirinha da Prefs estreia com samba, cultura e produção local no aniversário de Imperatriz

Primeira edição do evento homenageou a trancista Jacy Viana e reuniu atrações culturais, agricultura familiar e economia solidária na Praça da Cultura

Publicado em: 18/07/2025 por POLLYANA GALVÃO COSTA

Feirinha da Prefs estreia com samba, cultura e produção local no aniversário de Imperatriz

Com apresentações musicais, feira de produtores locais e homenagens, a Feirinha da Prefs movimentou a Praça da Cultura com uma celebração à identidade e diversidade do povo imperatrizense. (Foto: Antonio Wagner)

Durante as comemorações de aniversário de 173 anos de Imperatriz, foi realizada na última quinta-feira (17), a primeira edição da Feirinha da Prefs, sendo um momento de celebração, memória e valorização das raízes culturais de Imperatriz. Promovida pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Agricultura, com ações da Superintendência de Agricultura, o evento reuniu atrações musicais, homenagens, feira de agricultura familiar e iniciativas de fomento à economia solidária e à identidade local.

O superintendente de Agricultura, Jhonson Alves, ressalta a importância da valorização da cultura e apoio aos pequenos produtores. “O evento iniciou com a feira da agricultura familiar e então fizemos a junção do artesanato, dos empreendedores que vendem comida e outros produtos de produção local. Além, da homenagem ao Dia Municipal do Samba, projeto de lei que eu sugeri enquanto fui vereador em 2024 e foi sancionado pelo atual prefeito de Imperatriz, Rildo Amaral. Agradeço à primeira-dama Perla Amaral, pelo apoio e a todos os envolvidos para a realização desse evento que une cultura, agricultura e geração de renda”.

O evento foi inspirado na Lei Ordinária Nº 2051, que celebra a memória da trancista Jacy Viana e instituiu o Dia Municipal do Samba, no dia 15 de julho, data de aniversário da homenageada que era apaixonada por samba. “Sinto muito orgulho vendo a história da minha mãe sendo reconhecida e celebrada pelos amigos e comunidade. Ela sempre acreditou no poder que o samba tinha, o samba é resistência, cultura, democracia e tudo isso confunde-se com a história dela. Agradeço a Prefeitura de Imperatriz e toda comunidade pelo reconhecimento!”, destaca a filha de Jacy, Ingredh Juliana Carvalho.

A programação cultural foi embalada por artistas locais como Super Cinco, Karlleyby Allanda e o grupo Nosso Samba, que animaram o público com apresentações repletas de identidade e representatividade. A Feirinha contou a participação da Fundação Cultural de Imperatriz (FCI) e com o apoio de instituições parceiras como o Centro Cultural Tatajuba, Associação dos Artesãos de Imperatriz (ASSARI) e com Centro de Cultura Negra Negro Cosme (CCNNC), que juntos contribuíram para o sucesso da noite.

A receptividade do público tem sido positiva, com circulação de visitantes interessados em consumir produtos frescos, de qualidade e com origem garantida. “Eu tô amando a Feira da Prefs, pois eu me sinto representado nessa cultura imperatrizense. Muitas pessoas vêm prestigiar e isso me enche de orgulho, além de encontrar na feira essas pessoas que plantaram, colheram e hoje estão aqui vendendo os seus produtos, alimentos deles, que são alimentos que não têm agrotóxico, isso tem um valor enorme pra gente”, afirma o estudante, Gabriel Novais.

A feirinha é um ambiente acolhedor, com música ao vivo e com diversidade de produtos comercializados, que incluem verduras, hortaliças, ovos caipiras, mel e outros alimentos processados de forma artesanal. Ao unir samba, cultura negra, agricultura e comunidade, a Feirinha da Prefs inaugurou um novo marco nas comemorações do aniversário da cidade, um evento com alma popular, propósito social, produção local e raízes profundamente fincadas na história e na diversidade de Imperatriz.

 

Notícias