SEGURANÇA PÚBLICA
Força-tarefa da Prefeitura de Imperatriz atua após ventania e chuva rápida
Equipes da Defesa Civil, Limpeza Pública e Corpo de Bombeiros atenderam nove pontos críticos para liberar vias e garantir a segurança da população

Equipes da Prefeitura de Imperatriz atuaram em nove pontos da cidade para liberar ruas e garantir a segurança após a ventania. (Foto: Divulgação/Defesa Civil)
A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública Integrada, montou uma força-tarefa na tarde da última quarta-feira (08) após a chuva acompanhada de ventania que atingiu a cidade, com rajadas de 12 a 15 km/h. A intensidade dos ventos derrubou árvores, muretas de vidro e provocou obstrução parcial ou total de ruas e avenidas. No total, nove pontos foram atendidos, entre eles a BR-010, Maranhão Novo, Bacuri, Três Poderes e Jardim Tropical.
A operação contou com a participação da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil, da Superintendência Municipal de Limpeza Pública e do Corpo de Bombeiros. O trabalho incluiu o corte de árvores e a retirada de galhadas que bloqueavam o tráfego. Apesar dos danos materiais, como árvores sobre carros, muros e residências, não houve registro de vítimas.
Segundo o secretário de Segurança Pública, Ricardo Seidel, a prioridade foi liberar as vias antes do horário de pico. “Essa desobstrução foi o primeiro objetivo para que, às seis horas da tarde, o fluxo de veículos e pedestres pudesse ocorrer normalmente, sem comprometer o trânsito. O serviço foi realizado sem nenhuma intercorrência e sem risco à vida dos cidadãos imperatrizenses”.
Durante o trabalho, equipes também atuaram nos Três Poderes, onde carros estacionados foram atingidos, após a queda de uma mureta de vidro de um prédio. A limpeza foi concluída pelo próprio condomínio, evitando riscos à população. As últimas ocorrências foram registradas em residências, com árvores ameaçando muros e telhados, mas sem impactos no trânsito.
O superintendente da Defesa Civil, capitão Evandro Abreu, orientou a respeito de medidas de segurança em situações semelhantes. “Em caso de ventania com raios e chuva, a primeira providência é procurar um local seguro, longe de áreas descampadas, árvores, estruturas metálicas ou de vidro. Também é importante evitar o uso de equipamentos elétricos. E, ao presenciar quedas de árvores ou qualquer situação de risco, a população deve acionar imediatamente os órgãos de socorro”.
Em situações de emergência, a orientação é acionar imediatamente os órgãos de socorro: Defesa Civil, pelo número (99) 99152-0832, ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193.