PREVENÇÃO DE RISCOS
Prefeitura de Imperatriz realiza ação preventiva e realoca família que vivia em área de risco
Operação envolveu diversas secretarias municipais e garantiu segurança e moradia digna a uma família da Vila Ipiranga

Residência localizada em área de risco na Vila Ipiranga foi demolida pela Prefeitura de Imperatriz para garantir a segurança da família e prevenir desmoronamentos durante o período chuvoso. (Foto: Assessoria)
A Prefeitura de Imperatriz realizou, na última quinta-feira (30), uma ação de desapropriação e demolição de uma residência localizada na Vila Ipiranga, em área de risco próxima ao riacho Capivara que apresentava iminente perigo de desmoronamento. A iniciativa integra o conjunto de medidas preventivas do município voltadas à segurança e ao bem-estar da população que vive em locais vulneráveis.
A operação contou com a atuação integrada da Secretaria Municipal de Segurança Pública Integrada (SMSPI), por meio da Guarda Municipal e da Defesa Civil, além da participação da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra), responsável pela coordenação dos trabalhos técnicos de demolição e limpeza da área.
O secretário municipal de Segurança Pública Integrada, Hílderson Alves, destacou os impactos positivos da ação. “As nossas equipes da GMI e Defesa Civil participaram dando total apoio para garantir que essa família fosse realocada com segurança, em um processo conduzido de forma responsável e humanizada”.
Durante a operação, a proprietária do imóvel recebeu acompanhamento da equipe da Sedes, que assegurou todo o suporte social necessário durante o processo de remoção. A moradora e sua família foram realocadas para uma unidade habitacional no Residencial Canto da Serra, do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), garantindo condições dignas de moradia e qualidade de vida.

O prefeito de Imperatriz, Rildo Amaral, explicou que a ação também faz parte de um plano preventivo mais amplo, voltado à manutenção de córregos e drenagens urbanas. “Além desse remanejamento, estamos desobstruindo parte do riacho Capivara, onde a água estava represada. Com isso, iniciamos o processo de limpeza dos córregos, para reduzir os impactos das chuvas. É com diálogo e respeito que seguimos avançando pela Imperatriz que todos sonhamos”.
Vale destacar, que a ação reflete o compromisso da gestão municipal com a proteção de vidas, a prevenção de desastres e a inclusão social, atuando de forma integrada entre as secretarias para construir uma cidade mais segura, humana e sustentável.




