Notícias

SEGURANÇA PÚBLICA

GMI amplia ações de enfrentamento à violência contra a mulher em Imperatriz

Ocorrências atendidas pela Guarda Municipal cresceram 480% em 2025, reflexo de mais aproximação com a comunidade e do fortalecimento do atendimento especializado

Publicado em: 09/12/2025 por Pollyana Galvão

GMI amplia ações de enfrentamento à violência contra a mulher em Imperatriz

Aumento expressivo nos atendimentos da GMI evidencia a atuação da corporação no enfrentamento à violência contra a mulher em Imperatriz. (Foto: Divulgação/GMI)

A Guarda Municipal de Imperatriz (GMI) registrou um aumento significativo nas ocorrências relacionadas à violência doméstica contra a mulher ao longo de 2025. De janeiro a novembro deste ano, foram atendidos 29 casos, número 480% maior que o registrado em 2024, quando apenas cinco situações foram formalmente atendidas. Os episódios envolvem agressões físicas, psicológicas, sexuais, morais e patrimoniais, com a maioria dos agressores sendo companheiros ou ex-companheiros das vítimas.

Um dos casos mais recentes ocorreu no último sábado (06), no bairro Bacuri. Durante policiamento ostensivo, uma adolescente de 16 anos procurou ajuda dos agentes da GMI, apresentando lesões visíveis e relatando ter sido agredida e ameaçada de morte pelo companheiro. A guarnição iniciou diligências, localizou o suspeito e efetuou a prisão, conduzindo-o ao Plantão Central para os procedimentos legais.

A supervisora da Guardiã Maria da Penha, Iara Raíres, explica que a violência doméstica é um processo que se instala de forma gradual, tornando muitas vítimas incapazes de pedir ajuda. “Muitas vezes a vítima não consegue pedir ajuda e contamos com os familiares, vizinhos e toda a comunidade, que podem denunciar e apoiar essa vítima”.

Iara Raíres destaca ainda que a GMI tem investido em capacitação contínua, especialmente com a implantação do Grupamento Guardiã Maria da Penha, que atua com abordagem humanizada, técnica e integrada à rede de proteção. O trabalho inclui fiscalização de medidas protetivas, monitoramento de agressores e acompanhamento das vítimas para romper o ciclo de violência.

Para o comandante da GMI, Lucas Wallaces, o aumento das estatísticas reflete a confiança crescente da população no trabalho da corporação. “Essa confiança se dá pela estruturação que a atual gestão tem proporcionado à Guarda Municipal. Isso aproxima a população, incentiva as denúncias e fortalece nossa capacidade de resposta”.

A Guarda Municipal reafirma que a participação da sociedade é essencial para salvar vidas. Em caso de violência contra a mulher, qualquer pessoa pode denunciar. O atendimento está disponível pelo número: (99) 99120-7328.

Notícias