Governo

DESENVOLVIMENTO

Município recebe visita de executivos para tratar sobre empreendimento da Vale na região

A empresa contratada pela mineradora busca informações para licenciamento ambiental de construção de nova ferrovia.

Publicado em: 26/07/2023 por João Rodrigues

Secretaria de Governo

Município recebe visita de executivos para tratar sobre empreendimento da Vale na região

As equipes da empresa de engenharia percorreram a região no período entre os dias 10 e 21 de julho, ocasião em que foi realizada a reunião com a participação da Prefeitura (Foto: Maira Soares)

A Secretaria de Governo e Projetos Estratégicos (Segov), em nome do Gabinete do prefeito Assis Ramos, recebeu executivos da Vale juntamente com várias secretarias para um diálogo de informações do município para colaborar com o novo investimento da empresa em Imperatriz e região.  

Quatro municípios maranhense e dois paraenses vão receber 161 km de extensão de uma nova ferrovia que será explorada por uma das maiores mineradoras do Brasil e uma das maiores empresas de mineração do mundo.

O papel da Segov no encontro realizado semana passada foi articular, de forma organizada e ordenada, com outras secretarias as informações a serem repassadas à Vale que vão contribuir com o empreendimento.

“A expectativa que a Prefeitura tem é que nossa cidade participe com todos os municípios da região, cada vez melhor, numa forma logística desse modal ferroviário que vai contribuir com uma das melhores logísticas de produtos do Brasil aqui na região onde as ferrovias Norte-Sul e Carajás vão estar interligadas”, disse o secretário de Governo, Eduardo Soares.

Da reunião com os executivos participaram representantes das Secretarias municipais de Meio Ambiente (Semmarh); Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes); Secretaria de Educação (Semed), e Secretaria de Infraestrutura (Sinfra), liderados pela Segov, que fez a articulação. 

As informações repassadas contribuirão para os estudos desenvolvidos pela equipe técnica da Egis Engenharia e Consultoria, contratada pela Vale, visando a elaboração de Estudo de Impacto Ambiental, e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) para a nova solicitação de licenciamento ambiental da nova Ferrovia de Integração Pará Norte-Sul, FEPAN, junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). 

Os municípios que serão cortados pela ferrovia: São Francisco do Brejão, Imperatriz, Cidelândia e Açailândia, no estado do Maranhão e Rondon do Pará e Dom Eliseu, no estado do Pará.

As equipes da empresa de engenharia percorreram a região no período entre os dias 10 e 21 de julho, ocasião em que foi realizada a reunião com a participação da Prefeitura. 

Governo