COMPROMISSO

Prefeitura assina pacto para continuar inovando na prestação de serviços à população

Dentre as ações executadas está o pregão eletrônico

Publicado em: 29/01/2024 por João Rodrigues

Secretaria de Governo

O secretário de Governo e Projetos Estratégicos, Eduardo Albuquerque, representou o prefeito Assis Ramos no evento (Foto: Maira Soares)

Com objetivo de melhorar e ampliar a oferta de diversos serviços  à população, a Prefeitura assinou na última quinta-feira (25), em evento promovido pelo Sebrae, o Pacto de Inovação. O documento público, também, assinado na oportunidade por outros entes públicos e privados, representa o compromisso de todos eles em prol do desenvolvimento econômico, social, sustentável e tecnológico da Região.

Representante da gestão municipal no concorrido evento, o secretário de Governo e Projetos Estratégicos (Segov), Eduardo Albuquerque, ressaltou a importância do pacto de inovação, que tem por base as ações colaborativas para o fortalecimento do empreendedorismo e da inovação.

“A Prefeitura de Imperatriz junto com o Sebrae, desde 2017, vem implementando ações importantes na área como a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e desburocratizando o processo de abertura de empresas que antes demorava dias para apenas três horas, desde que sejam empresas que não necessitem de licenças ambiental e da Vigilância Sanitária”, observou.

A gestão municipal, ainda, implementou inovações marcantes com a troca do pregão presencial pelo pregão eletrônico, modalidade de licitação que permite que empresas de qualquer lugar do Brasil possam dar lances por meio da internet.

“Imperatriz foi o primeiro município a realizar Pregão Eletrônico no Maranhão, um trabalho feito com inovação com a ajuda do Sebrae, além da Sala do Empreendedor dentro do projeto Cidade Empreendedora que reduziu a informalidade em Imperatriz. Saímos de apenas cinco mil para atualmente 16 mil microempreendedores individuais”, pontuou o secretário.

Eduardo Albuquerque ressaltou que, mais do que reduzir a informalidade com as ações específicas da Sala do Empreendedor, a Prefeitura investiu com a construção de espaços apropriados para esses empreendedores como a construção do Shopping da Cidade, o Panelódromo, o “Sedec Itinerante” que formaliza microempresas nos bairros realiza qualificação profissional em parceria com outras empresas dentre outras ações.

“A Prefeitura já está colhendo frutos e resultados, tanto que a cidade saiu em 2016 de 19 mil para de 38 mil empresas ativas, a empregabilidade melhorou e tudo isso é fruto de trabalho de um ecossistema de inovação com a ajuda do Sebrae”, finalizou Eduardo Albuquerque.