Governo

MEIO AMBIENTE

Prefeitura e Equatorial instalam ponto de coleta seletiva ao lado do Palácio Renato Cortez Moreira

Quem doar material reciclável no ponto poderá ter desconto na conta de luz ou ajudar uma entidade filantrópica

Publicado em: 28/02/2024 por João Rodrigues

Secretaria de Governo

Prefeitura e Equatorial instalam ponto de coleta seletiva ao lado do Palácio Renato Cortez Moreira

Ponto de Coleta Seletiva é inaugurado ao lado da Prefeitura (Foto: Assessoria)

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), Secretaria de Governo e Projetos Estratégicos (Segov), Secretaria de Articulação Política (Seap), e Gabinete do Prefeito, firmou uma parceria com a Equatorial Energia para reforçar o serviço de coleta seletiva em Imperatriz. Como parte dessa proposta, foi inaugurado na manhã desta quarta-feira (28), um posto de coleta de resíduos recicláveis que vai funcionar na pracinha ao lado do Palácio Renato Cortez Moreira, no cruzamento das ruas Rui Barbosa com Simplicio Moreira, Centro.

O secretário de Governo, Eduardo Albuquerque explicou que o projeto novo ponto de coleta seletiva foi recebido e assinado prontamente pelo prefeito Assis Ramos e vai ampliar o serviço que já vinha funcionando plenamente no Município, que é referência estadual no assunto e também em resíduos sólidos, graças ao trabalho da gestão por meio da Semmarh. 

Eduardo ressaltou que o material reciclável que for levado ao novo ponto de coleta deixará automaticamente de ser descartado nos riachos que cortam o Município, no Rio Tocantins e, também, nas ruas para entupir “bocas de lobo” e outros pontos que integram o sistema de drenagem da água da chuva, causando alagamentos de ruas entre outros transtornos.

A gerente de relacionamento com o cliente da concessionária de energia, Mirelle Carvalho, disse que graças a parceria, as pessoas as pessoas poderão levar materiais recicláveis para o novo ponto de coleta seletiva onde terão a opção de trocar por créditos na conta de energia elétrica ou doar os resíduos para uma entidade social. 

“O E-Mais Reciclagem em parceria com a Prefeitura de Imperatriz traz a visão de transformar a sociedade através da coleta seletiva. Então vamos receber aqui vidros e papel, e através dessa doação a pessoa pode tanto ser beneficiada com o desconto na sua conta de energia quanto fazer a doação para uma entidade neste projeto grandioso que só foi possível através da parceria com a Prefeitura e sem dúvidas vai transformar nossa sociedade”, disse Mirelle Carvalho.  

Presente ao ato inaugural do ponto de coleta, a secretária de Articulação Política, Fátima Avelino, convocou a população a participar do projeto com a doação de resíduos que podem ser reciclados, ocasião em que citou um exemplo de doação para entidade. Ela disse que recentemente foi procurada por uma mulher que queria saber como doar livros e cadernos em desuso e então a orientou a doar para a Associação de Amparo aos Pacientes de Câncer da Região Tocantina, Ampare. A venda do material resultou numa renda de 300 reais para a entidade que vive de doações. 

O vice-prefeito Alcemir Costa lembrou que o trabalho de coleta seletiva foi implantado no Município em 2017, pelo prefeito Assis Ramos, por meio da Secretaria de Meio Ambiente da secretária Rosa Arruda, e de lá para cá vem sendo executado com sucesso e já ganhou até prêmios. O chefe de gabinete do prefeito, Marcelo Moreno, também, apoiou a abertura do novo ponto de coleta e elogiou a parceria em prol do meio ambiente. 

Maria Amilta Sousa Carvalho, residente no Centro, foi a primeira pessoa a levar material reciclável para o ponto, ainda, durante o ato de abertura. “Eu trouxe latinhas, papelão e garrafas pet tudo separadinho”, disse a mulher que trabalha com a venda de cosméticos e há pelo menos quinze dias estava procurando um local para descarte correto do material. 

A Guarda Municipal de Imperatriz, GMI, também apoia o projeto e garantiu que vai dar um apoio em segurança para o funcionamento do novo ponto de coleta seletiva. 

Governo