Governo

BALANÇO

Prefeitura e FEST divulgam dados do projeto Centro de Atendimento ao Autor de Violência

Resultados serão apresentados nesta quarta-feira (6)

Publicado em: 05/03/2024 por João Rodrigues

Secretaria de Governo

Prefeitura e FEST divulgam dados do projeto Centro de Atendimento ao Autor de Violência

Foram feitos seis grupos de homens que concluíram todo o processo de acompanhamento. Os encontros reflexivos aconteceram por um período de três meses com frequência semanal e duração de 1 hora e meia a 2 horas. (Foto: Edmara Silva)

A Prefeitura de Imperatriz vai apresentar oficialmente à sociedade nesta quarta-feira (06), antevéspera do Dia Internacional da Mulher, às 19h30, na Faculdade de Educação Santa Teresinha (FEST), os resultados dos primeiros dois anos de execução do Projeto do Centro de Atendimento ao Autor de Violência (CAAVCM), desenvolvido em parceria com a instituição privada de ensino superior. O projeto inédito no Maranhão vem atingindo as expectativas do Município de Imperatriz. 

De acordo com o secretário municipal de Governo e Projetos Estratégicos (Segov), Eduardo Albuquerque, o projeto se dá em conformidade com a Lei 11.340/2006 (Lei Maria da Penha), que nos artigos 35 e 45, prevê a implantação nos municípios do “Serviço de responsabilização e Educação dos agressores” e integra a Rede de Enfrentamento a Violência Contra a Mulher. 

Com dois anos completados em novembro de 2023, o projeto vem apresentando resultados satisfatórios visando a redução dos casos de violência contra a mulher. Dentre os mais de 300 homens que passaram pelo Centro, nenhum deles até agora, segundo Eduardo Albuquerque, voltou a cometer qualquer ato de violência contra a mulher. 

“No mês da Mulher, que é Março, a Prefeitura vai fazer essa apresentação de resultados, mostrando resultados qualitativos e a importância do trabalho com os eixos da Educativo-pedagogico e da responsabilização. A responsabilização é o eixo que é uma atuação da Vara da Mulher, Promotoria Especializada, Defensoria, a Delegacia da Mulher, o Centro de Referência de Atendimento a Mulher, Casa Abrigo, que são da Prefeitura, e a Rede de Enfrentamento da Violência Contra a Mulher como um todo que é composta por estes órgãos também” destacou Eduardo. 

Durante a solenidade de apresentação do relatório dos dois anos de atividades do CAAVCM será assinada uma portaria na qual a Prefeitura de Imperatriz, através da Segov, pasta que desenvolveu o projeto, reconhece a importância da parceria com a FEST na execução do projeto.

O documento juntamente com os resultados, serão encaminhados à Câmara Municipal de Imperatriz com objetivo da aprovação de uma lei que torne o projeto permanente. 

Sobre atendimentos

Foram feitos seis grupos de homens que concluíram todo o processo de acompanhamento. Os encontros reflexivos aconteceram por um período de três meses com frequência semanal e duração de 1 hora e meia a 2 horas. 

Governo