CONSCIENTIZAÇÃO

Prefeitura participa da “Caravana Todos Por Elas”

Presença do Município alcançou as expectativas

Publicado em: 13/12/2023 por João Rodrigues

Secretaria de Governo

Prefeitura participa da “Caravana Todos Por Elas”

Apoio ao evento envolveu a logística, sensibilização do público e a infraestrutura (Foto: Patrícia Araújo)

O secretário municipal de Governo e Projeto Estratégicos (Segov), Eduardo Soares e a primeira dama do município e deputada estadual, Janaina Ramos, representaram o prefeito Assis Ramos na “Caravana Todos por Elas”, evento realizado nesta quarta-feira (13), no Centro de Convenções.

O encontro teve o objetivo de discutir sobre os direitos da mulher, a proteção e o combate a violência doméstica, principalmente para coibir os casos de feminicídios.

De iniciativa da Secretaria de Estado da Mulher, o programa vem visitando vários municípios maranhenses para possibilitar melhorias de políticas públicas em defesa da mulher nos municípios. Nesse sentido, Imperatriz é privilegiada por ser um dos poucos municípios maranhenses que contam com uma rede completa e integrada de atendimento a mulher, desde o Centro de Referência em Atendimento a Mulher (CRAM) e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, até o Centro de Atendimento ao Autor de Violência (CAAV).

“O evento da Secretaria de Estado da Mulher é realizado com a participação de todas as secretarias da Mulher nos municípios. Na Regional de Imperatriz nós temos uma Secretaria da Mulher, Secretaria de Desenvolvimento Social e Secretaria de Governo, e demais secretarias que formam a rede de enfrentamento a violência contra a mulher e a Prefeitura de Imperatriz participou ativamente da programação”, disse o titular da Segov, Eduardo Soares.

A deputada Janaina Ramos, que foi eleita tendo como a principal bandeira, a defesa da mulher, disse que o evento é muito importante para a cidade de Região e reforçou seu compromisso com o trabalho. A Prefeitura de Imperatriz teve no evento representações de todas as secretarias, dentre outros, voltadas ao atendimento a mulher.

Também estiveram presentes parceiros do evento como as Promotorias de Justiça, Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil em Imperatriz, OAB. A Prefeitura apoiou o evento no que se refere a logística, sensibilização do público e na infraestrutura para o evento que aconteceu das 9h às 17h no Centro de Convenções.

Rede de atendimento

A rede de atendimento é composta por órgãos do Município e Estado. No caso do Município são Secretaria Municipal de Políticas para a Mulher, o Centro de Referência e o Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Conseho Municipal dos Direitos da Mulher, Casa Abrigo, Vara Especializada da Mulher, a Promotoria de Defesa da Mulher e a delegacia especializada. Grande parte desses órgãos citados funciona na Casa da Mulher Maranhense. Ainda dão apoio os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS).