SEGURANÇA PÚBLICA
Guarda Municipal de Imperatriz registra 846 ações em setembro e reforça combate ao crime organizado
Operações conjuntas no Sebastião Régis, desapropriação do “Manelão”, recuperação de veículos e patrulhamentos preventivos marcaram o mês de setembro, destacando a atuação integrada da GMI na segurança pública da cidade
Operações conjuntas, patrulhamentos e ações comunitárias marcaram setembro da Guarda Municipal de Imperatriz, que registrou 846 atividades no mês. (Foto: Matheus Cardoso)
A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, divulgou o balanço das atividades da Guarda Municipal de Imperatriz (GMI) referentes ao mês de setembro de 2025. Ao todo, foram registradas 846 ações, mostrando o compromisso da corporação com a proteção da comunidade e o fortalecimento da segurança pública no município.
Entre as ocorrências de maior destaque, está a Operação Cerco Total, realizada no início do mês em conjunto com a Polícia Militar e a Polícia Civil, que resultou no cumprimento de mandado de prisão contra um líder de facção, apreensão de drogas e armas, além da ocupação da área do Sebastião Régis, onde covas clandestinas foram localizadas.
Nessa operação foram empregados os grupamentos especializados da GMI: Grupo de Ações e Respostas Rápidas (GARRA), responsável pelo cerco e entrada tática; e o Grupo de Ações com Cães (GAC), responsável pela varredura com cães, com o cão farejador Kiler. Que propiciou a apreensão de mais de 40 kg de entorpecentes, balanças de precisão e prensa hidráulica, uma espingarda calibre 12, uma pistola e diversas munições, no bairro Nova Imperatriz.
Outro marco foi a desapropriação da “Chácara do Manelão”, ponto histórico do tráfico de drogas em Imperatriz, que foi demolido para dar lugar à construção de uma creche, transformando um espaço associado ao crime em um futuro ambiente de educação e cidadania.
Ainda em setembro, a GMI recuperou veículos roubados, como uma motocicleta encontrada no centro da cidade, e reforçou as ações de presença preventiva, com 274 pontos bases, 220 patrulhamentos preventivos e 102 abordagens em diferentes bairros. O apoio a eventos públicos, secretarias municipais e órgãos estaduais e federais também foi registrado, além de ocorrências envolvendo pessoas em situação de rua, apoio emergencial em casos de crise mental e primeiros socorros em afogamento.
O comandante da GMI, Hílderson Alves, destacou a importância da integração com a comunidade e com outras forças de segurança. “O ponto alto deste mês foi a desocupação do Manelão, maior boca de fumo da cidade, uma ação histórica em parceria com outros órgãos de segurança. Também recuperamos veículos roubados, atendemos casos de violência doméstica e garantimos apoio em grandes eventos. Esses resultados mostram o compromisso da tropa em proteger e servir a população de Imperatriz”.
Vale lembrar, que a população pode realizar a sua denúncia anônima no número de telefone da Guarda Municipal: (99) 99120-7328.