Notícias

COMPETIÇÃO

Imperatriz participa do Torneio SESI de Robótica com 24 alunos e nove professores da Rede Municipal de Ensino

As competições acontecem nos dias 7 e 8 de fevereiro de 2026, no SESI Clube Araçagi, em São Luís, com 639 estudantes do Maranhão e de outros estados

Publicado em: 06/02/2026 por Nayane Brito

Secretaria de Educação

Imperatriz participa do Torneio SESI de Robótica com 24 alunos e nove professores da Rede Municipal de Ensino

Delegação de Imperatriz embarca para São Luís para disputar o Torneio SESI de Robótica – Regional Maranhão. (Foto: Assessoria)

Um grupo formado por 24 estudantes e nove professores da Rede Municipal de Ensino de Imperatriz embarca para São Luís nesta sexta-feira (6) para representar o município no Torneio SESI de Robótica - Regional Maranhão, etapa da temporada 2025/2026 da competição. O evento acontece nos dias 7 e 8 de fevereiro de 2026, na capital maranhense, e reunirá equipes do SESI Escolas, além de instituições públicas, privadas e equipes de garagem do Maranhão e de outros estados, como Piauí, Paraná, Pará, Paraíba e Alagoas. Ao todo, 639 estudantes participam da disputa, distribuídos em três modalidades.

Com o tema UNEARTHED (Desenterrado), a temporada 2025/2026 convida estudantes de 9 a 19 anos a explorarem as camadas do solo e os desafios da arqueologia, para integrar conhecimentos de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática. As atividades incentivam a criatividade, o trabalho em equipe e a resolução de problemas por meio de desafios práticos. O Torneio SESI de Robótica é promovido pelo SESI e pela FIEMA, com co-realização do Sebrae-MA, STEM Racing™ e FIRST® LEGO® League Challenge (FLL).

A delegação de Imperatriz chega ao Torneio SESI de Robótica com apoio da Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). O grupo é formado por 24 estudantes de quatro unidades de ensino, com seis alunos por escola: Escola Municipal Frei Manoel Procópio, Escola Municipal Paulo Freire, Escola Municipal Antônio Leite e Escola Municipal Dom Pedro I, localizada no povoado Coquelândia. Os alunos são acompanhados pela coordenadora do Departamento de Ciências e Tecnologia da SEMED, por quatro professores de robótica, que atuam como técnicos principais, além de coordenadoras pedagógicas, responsáveis pela função de técnicas suplentes.

A coordenadora do Departamento de Ciências e Tecnologia da SEMED, Conceição de Maria, destacou o avanço da participação da Rede Municipal na competição, o aumento no número de equipes e a estratégia de alcançar diferentes regiões da cidade, incluindo escolas das zonas urbana e rural. "Este é o ano em que a SEMED tem o maior número de participantes. Pela primeira vez, estamos levando quatro equipes para a competição, totalizando 24 alunos, de escolas localizadas em pontos extremos do município, tanto da zona urbana quanto da zona rural. Isso demonstra uma visão estratégica da secretária de Educação, que buscou contemplar diferentes regiões da cidade", afirmou.

Para a técnica suplente da Escola Municipal Frei Manoel Procópio, Daiane Miranda Rocha, o destaque está no nível de preparo das equipes e no envolvimento direto dos estudantes em todas as etapas do processo, desde o treinamento até a construção dos robôs e dos projetos apresentados. "Os alunos estão bem preparados. Eles treinam desde setembro, quando recebemos o convite, e participaram de todo o processo técnico: desde o desenvolvimento do projeto inicial e das missões até a montagem do robô, a construção dos anexos e os testes. Eles dominam cada detalhe do que foi produzido e sabem exatamente como executar as tarefas durante a competição", ressaltou.

Os desafios envolvem atividades práticas, como a programação de robôs para cumprir missões em uma mesa temática que simula um sítio arqueológico, além do desenvolvimento de projetos de inovação inspirados na arqueologia. As equipes também são estimuladas a pesquisar, testar soluções e apresentar ideias que relacionam tecnologia e ciência, o que contribui para o aprendizado por meio da prática.

A estudante Alaiza Lima Ferreira, do 9º ano da Escola Municipal Dom Pedro I, localizada na zona rural de Imperatriz, também ressaltou a importância da participação no torneio, especialmente na categoria FIRST® LEGO® League (FLL). "Estou muito feliz em participar da competição da FLL. Representar nosso município, especialmente a zona rural, é motivo de grande orgulho. Essa experiência é uma oportunidade que faz a diferença no nosso aprendizado e mostra que estamos tendo acesso a projetos que ampliam nossos conhecimentos e nosso futuro", afirmou.

Notícias