SAÚDE
Imperatriz realiza primeira cirurgia por videolaparoscopia no Hospital Municipal
Modernização do centro cirúrgico marca um avanço histórico na saúde pública de Imperatriz.
Publicado em: 04/11/2025 por Marcelo Nunes
(Foto: Nathalie da Costa)
Na quinta-feira, 30 de outubro de 2025, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), alcançou um marco histórico na rede pública: o Hospital Municipal de Imperatriz (Socorrão) voltou a realizar cirurgias de alta complexidade, agora com o uso de torre de vídeo de alta definição, tecnologia que torna os procedimentos menos invasivos e garante recuperação mais rápida e segura aos pacientes.
O primeiro procedimento realizado foi uma cirurgia de abscesso pélvico por videolaparoscopia, com suporte de equipamentos modernos e equipe técnica especializada, representando um avanço significativo na capacidade assistencial da unidade.
“Esse avanço representa mais que uma conquista técnica, é um marco na história da saúde de Imperatriz. A volta das cirurgias de alta complexidade com tecnologia de vídeo mostra que estamos reconstruindo o sistema público com estrutura, planejamento e cuidado humano. Hoje, o nosso povo pode contar com um hospital moderno, eficiente e preparado para oferecer atendimento digno e de qualidade”, destacou Flamarion Amaral, secretário municipal de Saúde.
Para viabilizar esse retorno, o bloco cirúrgico passou por uma ampla reestruturação. Entre as melhorias estão a reativação de uma sala cirúrgica que estava interditada há mais de um ano; aquisição de novos instrumentais e equipamentos cirúrgicos; e compra de uma nova autoclave. Além disso, estão em fase final de instalação uma termodesinfetadora e uma lavadora ultrassônica na Central de Material e Esterilização (CME), além da reorganização das OPMEs (Órteses, Próteses e Materiais Especiais) para procedimentos ortopédicos e neurológicos.
Para Ticiano Leite Melo, coordenador administrativo do Hospital Municipal de Imperatriz. Essa é a primeira cirurgia feita com suporte completo de equipamentos de ponta, modernos e seguros. O procedimento videolaparoscópico é minimamente invasivo, com incisões menores, o que reduz o tempo de internação hospitalar e garante uma recuperação mais rápida ao paciente.


