ECONOMIA
Imperatriz registra aumento de 10% na abertura de MEIs em 2025
Sala do Empreendedor realizou 1.275 atendimentos com suporte à formalização de microempreendedores
Publicado em: 20/02/2026 por Ana Maria Nascimento

Sala do Empreendedor funciona na SEDEC, na Rua Coriolano Milhomem, s/n, Centro, anexo ao Estádio Frei Epifânio (Foto: Ana Maria Nascimento)
A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), divulgou o balanço de formalização de Microempreendedores Individuais (MEIs) no município. Em 2025, foram abertos 3.733 MEIs, já em 2024 foram 3.392, o que representa um crescimento de 10%.
O comércio foi o segmento com maior número de aberturas, especialmente no ramo de vestuário. A área de serviços também se manteve entre as mais procuradas, com destaque para cabeleireiros e manicures.
O assessor da SEDEC, André Leite, explica que o aumento está relacionado ao comportamento do mercado local. “Significa que tem mais gente procurando. Quanto mais loja aberta, maior a movimentação no setor. Se foi aberta muita empresa nesse segmento, no comércio de vestuário e calçados, é porque tem gente querendo empreender, mas também tem público para isso. É tudo uma questão de oferta e demanda”.
Sobre os reflexos desse crescimento na economia local, André Leite afirma que, do ponto de vista econômico, quanto mais empresas são abertas no município, maior tende a ser a circulação de recursos. Segundo ele, o aumento no número de negócios contribui para ampliar as relações de compra e venda, gerar empregos e fortalecer a arrecadação municipal.
“Quanto mais empresa tem, mais gente consegue ser empregada, mais pessoas têm dinheiro para comprar. Consequentemente, é assim que o PIB da cidade aumenta e a receita também”, diz o assessor.
Sala do Empreendedor
Em 2025, a Sala do Empreendedor realizou 1.275 atendimentos. O espaço funciona na SEDEC como ponto de orientação para quem deseja formalizar o negócio ou regularizar a situação da empresa.
O atendimento inclui esclarecimentos sobre direitos, deveres e obrigações do microempreendedor, além de orientações sobre abertura, alteração e baixa do MEI. No caso do Microempreendedor Individual, a própria Sala pode realizar o processo de abertura e encerramento, além de acompanhar o empreendedor durante toda a regularização.
André Leite também alerta sobre a importância de buscar canais oficiais para evitar fraudes ao realizar o cadastro. “A gente orienta a pessoa a vir até aqui, porque oferecemos acompanhamento desde antes da abertura da empresa, durante o processo. Recomendamos que procure a Sala do Empreendedor ou entre em contato pelo WhatsApp. Se for possível, a gente realiza todo o atendimento de forma online; se não, orienta para que venha presencialmente”.
Ele destacou ainda que o MEI possui obrigações, mas também garante acesso a benefícios previdenciários.
“Se você abre a empresa, você está colocando o seu CPF para abrir ela, como em qualquer outra empresa. Só que, em relação às obrigações, se houver débito, a cobrança acontece diretamente vinculada ao CPF. Por outro lado, o MEI também tem direitos. Ao contribuir corretamente, pode ter acesso a benefícios previdenciários. Todo pagamento mensal feito no MEI também é uma contribuição para a Previdência”.
O prazo para a entrega da Declaração Anual do MEI (DASN-SIMEI), referente a 2025, é até 31 de maio de 2026. Todos os anos, o microempreendedor individual precisa informar quanto faturou no ano anterior. Essa declaração é obrigatória, mesmo que a empresa não tenha tido faturamento.
A Sala do Empreendedor auxilia os MEIs tanto no envio da declaração quanto na regularização de pendências.
Como abrir um MEI
Atualmente, o cadastro pode ser feito diretamente no site do Governo Federal. A população também pode buscar atendimento na Sala do Empreendedor, na SEDEC, localizada na Rua Coriolano Milhomem, s/n, Centro, anexo ao Estádio Frei Epifânio, para receber orientação adequada e evitar erros ou possíveis golpes em sites não oficiais.
O atendimento pode ser realizado de forma presencial ou pelo WhatsApp da Sala do Empreendedor: (99) 98421-5790.




