Infraestrutura

CAPACITAÇÃO

Operadores da obra de construção do Aterro Sanitário recebem treinamento de segurança

Encontro foi propício para compartilhar informações de segurança operacional e boas práticas de trabalho

Publicado em: 24/11/2023 por Carlos Alcântara

Secretaria de Infraestrutura

Operadores da obra de construção do Aterro Sanitário recebem treinamento de segurança

Treinamento inicia a rotina de prevenção de acidentes e boas práticas de trabalho (Foto: Carlos Alcântara)

Trabalhadores da construtora responsável pela implantação da obra do Aterro Sanitário receberam um treinamento com instruções de segurança para o exercício laboral, boas práticas de segurança sanitária, e primeiros socorros no ambiente de trabalho. Toda a equipe técnica se reuniu na manhã desta quinta-feira (23) na Universidade Aberta do Brasil (UAB). O encontro foi o primeiro dos treinamentos rotineiros que serão promovidos com os colaboradores.

A equipe técnica do Plano Básico Ambiental (PBA) acompanhou o encontro que compartilhou instruções para prevenção de acidentes; boas práticas de trabalho com o manuseio correto de máquinas pesadas e primeiros socorros no ambiente laboral. Toda a equipe técnica de operação da obra do aterro recebeu o primeiro encontro do Programa de treinamento em operação e emergência, realizado pela Tecnal S.A. empresa construtora da obra, através do engenheiro de segurança Gláuber Nóbrega.

Elayne Cristina, coordenadora do Plano Básico Ambiental, destaca que o encontro é “essencial para manter os trabalhadores atentos e atualizados dos procedimentos de segurança e de instruções de construção do aterro. Além de acompanhar o andamento das obras, também estamos nesse momento para garantir as medidas de proteção ambiental não apenas da obra, mas dos cumprimentos de metas, considerando os treinamentos, número de trabalhadores treinados, conforme a exigência das licenças ambientais”, relata.

A bióloga também coloca que periodicamente, os treinamentos serão realizados para acompanhar o andamento da obra e fixar os conteúdos que são ministrados por um técnico de segurança especializado em obras de aterro sanitário. A equipe interdisciplinar do PBA também acompanha para ficar a par dos procedimentos de segurança nas visitas técnicas e na construção do Aterro.

O Aterro Sanitário de Imperatriz é o primeiro equipamento público desse tipo no estado do Maranhão. As obras, que estão em fase avançada, continuam normalmente com o cronograma alinhado com a empresa contratada e a Secretaria de Infraestrutura. Além da fiscalização técnica, com engenheiros, todas as exigências técnicas de meio ambiente continuam sendo acompanhadas pela equipe do PBA, que conta com profissionais específicos da área.

O acompanhamento técnico também vem sendo promovido pela equipe da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra), liderado pelo secretário Fábio Hernandez, que destaca a importância e a lisura da obra, que vem recebendo recursos federais e continua sendo construída atendendo todos os requisitos técnicos, mesmo com o realinhamento do cronograma.

“Estamos atentos não apenas aos detalhes da obra, mas também da publicidade da obra que é muito importante para a nossa cidade. Além da equipe do Plano Básico, temos fiscais de contrato e engenheiros acompanhando constantemente a obra do primeiro Aterro Sanitário Público do Maranhão, que está atendendo todos os requisitos estipulados pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, e as leis federais”, destaca Fábio.

Infraestrutura