QUALIFICAÇÃO
Inscrições gratuitas para os cursos de Libras e Braille em Imperatriz
Formações são destinadas aos servidores públicos municipais de Imperatriz e à comunidade, com inscrições nos dias 2 e 3 de fevereiro
Publicado em: 28/01/2026 por Nayane Brito

Aulas de Libras no SIADI promovem formação em acessibilidade e inclusão, com participação de servidores municipais e da comunidade em geral, em Imperatriz. (Foto: SIADI)
Mais uma oportunidade de qualificação está disponível para servidores públicos municipais de Imperatriz e para a comunidade em geral, a partir dos 18 anos de idade. O Setor de Inclusão e Atenção à Diversidade (SIADI), órgão da Prefeitura de Imperatriz vinculado à Secretaria Municipal de Educação (SEMED), oferta cursos gratuitos de Libras e Braille, com período de inscrição nos dias 2 e 3 de fevereiro de 2026, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na sede do setor, localizada na Rua Dom Cesário, s/nº, bairro Maranhão Novo.
As inscrições acontecerão em dias distintos: no dia 2 de fevereiro, para servidores públicos municipais de Imperatriz; e no dia 3 de fevereiro, à comunidade em geral. Para efetivar a inscrição, os interessados deverão apresentar documentos originais e cópias do RG, CPF e comprovante de residência. Pessoas com deficiência deverão apresentar laudo médico; servidores municipais, documento de identificação funcional; e alunos veteranos, certificado dos cursos realizados em anos anteriores.
A coordenadora do Setor de Inclusão (SIADI), Rossana Santos Melo, destacou que os cursos de Libras e Braille representam uma iniciativa para promover inclusão e acessibilidade no município. Segundo ela, a formação contribui para a qualificação dos servidores públicos municipais e da comunidade em geral, amplia o atendimento humanizado e contribui para a implementação de políticas públicas verdadeiramente inclusivas. “Esses cursos ampliam o olhar para a diversidade e preparam profissionais mais sensíveis e capacitados para atender a todos os cidadãos”, afirmou. Rossana ressaltou ainda que a iniciativa reafirma o papel do SIADI como agente de transformação social, valorização profissional e desenvolvimento humano em Imperatriz.
Os cursos terão duração de cinco meses, com dois encontros semanais de duas horas cada, totalizando carga horária de 120 horas, com certificação. No turno matutino, as aulas serão realizadas no SIADI, com a oferta de 35 vagas para o curso de Libras Básico (iniciantes), às segundas e quartas-feiras, das 8h às 10h; 35 vagas para Libras Intermediário, às terças e quintas-feiras, das 8h às 10h; e 35 vagas para Libras Avançado, também às terças e quintas-feiras, no mesmo horário.
Já no período vespertino, das 14h às 16h, o SIADI ofertará três turmas, sendo duas de Libras Básico, com aulas às segundas e quartas-feiras, e uma de Libras Intermediário, às terças e quintas-feiras, todas com 35 vagas.
À noite, das 19h às 21h, as aulas acontecerão na Escola Municipal Costa e Silva, que receberá duas turmas de Libras: uma de nível Básico, às segundas e quartas-feiras, e outra de nível Intermediário, às terças e quintas-feiras, também com 35 vagas cada.
A coordenadora do Eixo Libras do SIADI, Maria de Lourdes da Silva Furtado Santos, destacou que o trabalho desenvolvido pelo setor vai além da oferta de cursos. “Nosso principal objetivo é promover a acessibilidade comunicacional e ampliar a inclusão da comunidade surda. Para isso, ofertamos cursos gratuitos de Libras voltados aos servidores da rede municipal e à comunidade em geral, capacitando-os para estabelecer interações básicas e eficazes com estudantes e cidadãos surdos”, afirmou.
Além dos cursos de Libras, também serão ofertadas formações na área de Braille. O curso de Braille Básico - Formação de Ledores será realizado em dois turnos: no vespertino, às quartas-feiras, das 14h às 16h, no SIADI, e no noturno, das 19h às 21h, na Escola Municipal Costa e Silva, ambos com 35 vagas.
O curso Formação de Ledores: Tecnologias Assistivas Digitais Aplicadas à Deficiência Visual será ministrado no turno noturno, às segundas-feiras, das 19h às 21h, na Escola Municipal Costa e Silva, o que amplia as possibilidades de qualificação na área da acessibilidade.
Segundo a coordenada do Eixo Braille do SIADI, Ana Claudia Alves, a formação desempenha papel fundamental na inclusão educacional e social. “O curso de Braille tem como objetivo ensinar o Sistema Braille desde os conceitos básicos até a leitura e a escrita, possibilitando que os participantes adquiram conhecimentos para uso educacional, profissional e social. As aulas contam com atividades práticas e materiais específicos, favorecendo uma aprendizagem gradual e aplicada”, explicou.
A professora também destacou a relevância do curso Formação de Ledores com foco em Tecnologias Assistivas Digitais aplicadas à Deficiência Visual. “A formação prepara pessoas para atuarem como ledores por meio do uso de recursos como leitores de tela e ferramentas de acessibilidade, ampliando o acesso à informação em diferentes contextos”, pontuou.
O início das aulas está previsto para os dias 9 e 10 de fevereiro de 2026. As turmas do período diurno funcionarão no prédio do Setor de Inclusão e Atenção à Diversidade (SIADI), enquanto as aulas noturnas acontecerão na Escola Municipal Costa e Silva, localizada na Rua Fortunato Bandeira, bairro Nova Imperatriz.




