Jogos Escolares

COMPETIÇÃO

Aluno do projeto municipal Taekwondo nas Escolas conquista medalha de ouro nos JEM's 2022

Imperatriz conquistou outras duas medalhas de ouro, uma de Rafaela Souza, também no Taekwondo, e outra de Samuel Vitor, no lançamento de dardo

Publicado em: 08/08/2022 por Dema de Oliveira

Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude

Alunos Uriel Kiron, do projeto Taekwondo nas Escolas, realizado pela Prefeitura de Imperatriz. (Foto: Divulgação)

Com apenas 120 dias de atividades, o mais novo projeto social da Prefeitura de Imperatriz, o Taekwondo nas Escolas, já colheu frutos. O aluno Uriel Kiron, da Escola Costa e Silva, da rede Municipal de ensino, conquistou a medalha de ouro no taekwondo, nos Jogos Escolares Maranhenses 2022, na categoria masculino, acima de 61 kilos.

Quem também obteve medalha de ouro no taekwondo nos Jogos Escolares Maranhenses 2022, foi Rafaela Souza, da Escola Dom Pedro I, da rede particular de ensino. A terceira medalha de ouro para Imperatriz nesse fim de semana foi conquistada pelo aluno Samuel Vitor, da escola da rede municipal, Raimundo Correia, no atletismo, na modalidade arremesso de dardo.

Os três medalhistas imperatrizenses vão representar o Maranhão nos Jogos da Juventude 2022, que serão realizados esse ano, no Rio de Janeiro, em data que ainda será divulgado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

O projeto Taekwondo nas Escolas teve início no dia 3 de maio de 2022, com as aulas práticas que estão sendo ministradas pelos professores Evandro Silva e Lucas Emanoel. Os 50 alunos, na faixa etária entre 7 e 14 anos, entre eles Uriel Kiron, estão tendo aulas no Complexo Esportivo Barjonas Lobão, localizado no Centro da cidade, às terças e quintas-feiras. As crianças que estudam a tarde, realizam as aulas de Taekwondo pela manhã e as que estudam pela manhã, fazem a tarde.

Aluna Rafaela de Souza, da escola Dom Pedro I, da rede particular de ensino. (Foto: Divulgação)

O professor Evandro Silva, coordenador do projeto, disse que os 50 alunos que estão recebendo aulas de Taekwondo são de escolas do Centro, como Tocantins, Frei Manoel Procópio, Costa e Silva e Ibade, com possibilidade de ampliação. “A ideia é criar núcleos e consequentemente aumentar o número de alunos”, destacou Evandro Silva, faixa preta de Taekwondo, com participação em vários torneios nacionais e no exterior. Atualmente, pertence à Seleção Brasileira de Taekwondo.

O projeto Taekwondo nas Escolas é mais um da gestão Assis Ramos, que tem como principal objetivo a inclusão social por meio do esporte. O é ampliar o acesso de crianças, adolescentes e jovens estudantes às práticas esportivas formais de maneira sistematizada e continuada, como instrumento educacional para disseminação de valores do esporte, respeito, trabalho em equipe, superação e comprometimento.

“O prefeito Assis Ramos entende que o esporte é uma ferramenta importante e que auxilia no desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, na melhoria da qualidade de vida e assim pode estimular o exercício da responsabilidade social das empresas e de parceiros”, destacou o secretário de Esporte, Luiz Gonzaga Pereira Sousa.

O secretário Luiz Gonzaga ainda parabenizou o professor Evandro Silva e os alunos pela conquista das medalhas de ouro, destacando o apoio da Sedel e da Semed, para que todos os alunos/atletas possam competir sem problemas. “Estamos com equipes tanto da Sedel como da Semed acompanhando tudo em São Luis, para que nada falte aos nossos alunos/atletas”.

Jogos Escolares