Meio Ambiente

CONSCIENTIZAÇÃO

A escolha profissional e o papel da mulher no mercado de trabalho

Servidoras da Semmarh ministram ​​​​​​palestra aos alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Jair Rosignoli

Publicado em: 09/03/2023 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

A escolha profissional e o papel da mulher no mercado de trabalho

Criança acompanham circulo de palestras sobre profissões. (Foto: Maira Soares)

Como parte da programação da Semana de Combate à Violência contra a Mulher, servidoras da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), participaram nesta quinta-feira (09), de uma apresentação intitulada “Mulheres Incríveis” na Escola Municipal de Educação Infantil Jair Rosignoli, Rua dos Tucanos, 2304, bairro Santa Inês. A pasta foi representada pela engenheira ambiental, Indri Santos Silva, e a engenheira florestal, Ana Letícia Fernandes Fonseca.

“As servidoras da Semmarh, descreveram aos alunos sobre suas profissões e destacaram temas importantes como forma de incentivar as crianças na escolha profissional e a importância do papel da mulher no mercado de trabalho. É importante que elas cresçam com esse entendimento que o lugar de mulher é onde ela quiser e a escola é parte essencial nesse processo”, destacou a secretária de Meio Ambiente, Rosa Arruda.

Conforme os pequenos vão crescendo e compreendendo o mundo a sua volta, eles passam a imitar os gestos e ações dos adultos. Seja nas brincadeiras ou na forma de se portar, faz parte do processo de aprendizagem copiar aquilo que se vê e vive. Com o universo do trabalho e das profissões, isso não seria diferente.

De acordo com especialistas, assim que as crianças se dão conta da existência dos diferentes ofícios e profissões, elas passam a inserir essa percepção em suas atividades recreativas. Isso leva os pequenos a reproduzirem os afazeres de um determinado profissional em suas brincadeiras: um exemplo é quando brincam de escolinha e imitam a professora da escola.

Meio Ambiente