SERVIÇOS

Coleta seletiva alcançou quase 80 toneladas de recicláveis no primeiro bimestre de 2024

​​​​​​​Os resíduos coletados são encaminhados para Ascamari gerando renda para dezenas de catadores

Publicado em: 07/03/2024 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Por mais uma vez o destaque ficou o papelão, com  37 toneladas destinada para reciclagem (Foto: Arquivo)

Nos meses de janeiro e fevereiro desse ano, segundo dados da planilha de acompanhamento de resíduos, a coleta seletiva do município encaminhou quase 80 (78.646) toneladas de recicláveis para Associação dos Cantadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (Ascamari). O projeto é realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh). Em janeiro foram 43.443 quilos e fevereiro alcançou 35.203 quilos. Nos dois primeiros meses o serviço coletou 37 mil quilos de papelão, seguido do vidro com 16.800, livros inutilizáveis com 10.063, ferro com 6.000, madeira com 4.000 e os demais recicláveis somaram juntos cerca de 4.783 quilos.

“O município de Imperatriz assumiu a parte da coleta seletiva há quase oito anos, inicio da gestão do prefeito Assis Ramos, e desde então vem sendo feito um grande trabalho pela equipe da Semmarh e por parceiros do projeto. Os números acima é um reflexo desse trabalho conjunto. Até por quer cuidar do meio ambiente é cuidar do nosso futuro, nesse contexto, a coleta seletiva deve ser pauta prioritária diariamente, seja nas escolas, nas empresas, em nossas famílias. É preciso ter um novo olhar sobre o que consideramos lixo e perceber que, na verdade, ali se tem matéria-prima, que gera receita e dignidade para nossos agentes ambientais (catadores)”, destacou a secretária de Meio Ambiente, Rosas Arruda.

De acordo com o coordenador municipal da Coleta Seletiva, Jairo Santana, “os números estão relacionados ao empenho da gestão municipal e a colaboração dos parceiros da coleta seletiva. A expectativa é que esse ano possamos superar os anos anteriores e vamos continuar com as ações educativas junto a comunidade e todos os seguimentos da sociedade e com trabalho de capitanear mais parceiros e colaboradores visando fortalecer ainda mais o projeto por quer o apoio de todo é fundamental”, disse.

A coleta seletiva municipal conta com 12 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), coleta de porta em porta e a participação de cerca de 105 parceiros, entre empresas, condomínios, agências bancárias, escolas, igrejas e instituições em geral. O material coletado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra), com logística da empresa MB Limpeza Urbana, e direcionados para a Ascamari, na Avenida Cacauzinho, s/n, Recanto Universitário, Vila Fiquene, contemplando, direta e indiretamente, cerca de 250 famílias.

As atividades da coleta seletiva seguem o estabelecido pela Lei Ordinária, 1.743 de 2018, que dispõe sobre a Política Municipal de Gestão dos Resíduos Sólidos Domiciliares do Município de Imperatriz, tem como base a Lei 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, dispondo sobre seus princípios, objetivos e instrumentos, bem como sobre as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos, incluídos os perigosos, às responsabilidades dos geradores e do poder público e aos instrumentos econômicos aplicáveis.