INFORMAÇÃO

Iniciadas tratativas para oficinas de identificação de botânica nas escolas municipais

Projeto envolve Meio Ambiente, Educação e coordenação do PAT Meio Norte no Maranhão

Publicado em: 09/05/2023 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Outros encontros de alinhamento serão realizados entre gestão municipal e PAT Meio Norte (Foto: Léo Costa)

Objetivando desenvolver oficinas de introdução à identificação de botânica nas escolas da rede pública municipal de ensino, a Prefeitura de Imperatriz, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh) e Educação (Semed), deu início as tratativas sobre o tema com a coordenação no Maranhão do Plano de Ação Territorial para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção do Território Meio Norte (PAT Meio Norte). Para implantação do projeto serão realizados outros encontros envolvendo Meio Ambiente, Educação e coordenação do projeto no Maranhão

“Projetos dessa natureza estimulam os alunos de escolas públicas a conhecerem mais sobre as plantas presentes em nossa região, bem como, conservar esses recursos que a cada dia tornam-se mais escassos. A conservação das espécies é essencial para a proteção da biodiversidade”, informou Rosa Arruda, titular da Semmarh.

De acordo com o coordenador do Programa Meu Ambiente, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Geilson Reis, a Semed já desenvolve um trabalho ambiental e que está alinhando com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a coordenação do PAT Meio Norte para que futuramente o projeto seja compartilhado com as escolas municipais.

“A finalidade inicial é levar as oficinas para algumas escolas polos e, em seguida, expandir a experiência com as demais unidades de ensino do município. Nesse sentido vamos nos reunir com o secretário de Educação, José Antônio, para que possamos amadurecer a ideia para se fazer as oficinas, laboratórios de análises de plantas e conhecer as espécies de animais em nosso território, por meio dessa parceria envolvendo Semed, Semmarh e PAT Meio Norte”, disse Geilson Reis.

Para a engenheira florestal, Bárbara Brenda Soares, diretora do Departamento de Educação Ambiental e Projetos Socioambientais da Semmarh, “isso nos deixa feliz em saber que podemos ampliar ainda mais as ações de educação ambiental, principalmente junto aos educadores da rede pública de ensino e dos estudantes que se tornam agentes propagadores do conhecimento adquirido na escola. Também fortalece o trabalho que a Secretaria de Meio Ambiente desenvolve nas unidades de ensino”, ressaltou Bárbara Brenda.

A supervisora de Anuência de Fauna e Flora, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, e coordenadora do PAT Meio Norte no Maranhão, Leyciane Sousa, informou sobre o planejamento do projeto para ser desenvolvidos nas unidades de ensino da rede pública municipal.

“É um plano de ações de capacitação de professores para que o mesmo seja replicado nas escolas municipais. Trata-se do projeto de identificação das espécies, principalmente das espécies alvo da região. É importante a participação do educador que será um agente de capacitação dos alunos para que eles possam atuar na divulgação do conhecimento”, destacou Leyciane Sousa.

O PAT Meio Norte faz parte do Projeto Pro-Espécies, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), financiado pelo Fundo Mundial para o Meio Ambiente e implementado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade, tendo como agência executora o WWF-Brasil, envolvendo estados e municípios. Com seu território localizado na divisa dos estados do Pará, Tocantins e Maranhão, ele é coordenado em nível de estado em conjunto pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (SEMA), Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio) e Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). A área de governança do projeto é de aproximadamente 79.363 km² com abrangência dos biomas Amazônia (81%) e Cerrado (19%), compondo uma área de transição formada por ambientes únicos onde a Amazônia se mescla com o Cerrado brasileiro.