CONSCIENTIZAÇÃO

Mudas de árvores são distribuídas em comemoração a Semana Municipal da Água

Ação foi realizada pelo Departamento de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente

Publicado em: 23/03/2023 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Mudas de árvores são distribuídas em comemoração a Semana Municipal da Água

Mobilização ocorreu na manhã desta quinta-feira (23), na Praça de Fátima, região central da cidade (Foto: Maira Soares)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), realizou na manhã desta quinta-feira (23), a distribuição de panfletos educativos e doação de 100 mudas de árvores frutíferas e não frutíferas. A mobilização ocorreu na Praça de Fátima, no centro da cidade, parte da programação da Semana Municipal da Água, em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado dia 22.

“A Secretaria de Meio Ambiente vem desenvolvendo várias ações fazendo com que a população entenda e reflita sobre a preservação e os cuidados que devemos ter com os recursos hídricos. Não se pode falar em aprimoramento da gestão de recursos hídricos sem abordar as formas de compartilhar conhecimento e sensibilizar cidadãos de todas as faixas etárias para a importância do cuidar da água e a participação da sociedade é fundamental nesse processo”, destacou a secretária de Meio Ambiente, Rosa Arruda.

De acordo com a diretora do Departamento de Educação Ambiental da Semmarh, Bárbara Brenda Soares, o “objetivo das doações de mudas de árvores é reforçar a ideia de preservação. A distribuição faz parte da programação da Semana da Água e tem como intuito mostrar a sociedade que cada um pode fazer a sua parte. Na gestão de recursos hídricos, a educação ambiental se materializa pela interface com a construção da cidadania e seu pleno exercício, por meio da participação ativa dos cidadãos”, ressalta Bárbara Brenda.

A programação da Semana Municipal da Água teve início na segunda-feira (20), parte das comemorações alusivas ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, e se encerra nesta sexta-feira (24), às 9 horas, com atividades educativas sobre água, na Escola Municipal de Educação Infantil Hérica Barros de Jesus, no Recanto Universitário, Vila Fiquene.

O Dia Mundial da Água foi instituído na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992, e passou a ser comemorada em 1993. A data visa promover a conscientização sobre a relevância da água para a nossa sobrevivência e de outros seres vivos. Além disso, a data é um momento para lembrar a importância do uso sustentável desse recurso e a urgente necessidade de conservação dos ambientes aquáticos, evitando poluição e contaminação.