EXPECTATIVA

Reunião alinha sobre data para transporte da primeira remessa de vidro para reciclagem

Cerca de 50 toneladas do material já foram coletadas através da coleta municipal exclusiva de vidro

Publicado em: 24/05/2023 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Momento das tratativas entre Prefeitura e empresa no Complexo Administrativo (Foto: Léo Costa)

Em reunião realizada nesta quarta-feira (24), no Complexo Administrativo Doutor Carlos Gomes de Amorim, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), e a empresa Log+ Logística Reversa Inteligente, deram início as tratativas sobre o transporte das primeiras 50 toneladas de vidro coletadas no município, através do projeto municipal de coleta exclusiva de vidro. A previsão que o transporte seja feito entre os dias 05 e 09 de junho, quando se comemora a Semana do Meio Ambiente. O destino será o estado de Sergipe onde o vidro será reciclado e transformado em matéria-prima. O valor do material coletado será revertido em recursos financeiros para Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (Ascamari), beneficiando, direta e indiretamente, cerca de 250 famílias.

“É mais um passo importante relacionado ao projeto de coleta exclusiva de vidro implantado em nosso município. A iniciativa da Prefeitura, por meio da Semmarh e de parceiros, atende exigência da Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei 12.305/2010, que estabelece a estruturação de sistemas de coleta seletiva e de logística reversa que é o sistema que possibilita o descarte, transporte, manejo e reciclagem de bens de consumo, para que sejam convertidos novamente em matéria-prima para a indústria. A Reciclagem de vidro, a exemplo dos demais materiais recicláveis, é de grande relevância por que traz benefícios ambientais, econômicos e sociais”, destacou a secretária de Meio Ambiente, Rosa Arruda.

De acordo com Maykon Azevedo, representante da Log+ Logística Reversa Inteligente, empresa parceria na Logística Reversa, “hoje a gente se aproxima de uma data muito especial junto ao município de Imperatriz, porque já se conseguiu acumular mais de cinquenta toneladas de sucata de vidro e estamos nos organizando pra fazer a primeira remessa na Semana do Meio Ambiente. Com esse primeiro embarque irá consolidar a nossa parceria com a Prefeitura, via Secretaria de Meio Ambiente, mostrando o sucesso do projeto e que servirá de referência para muitos outros municípios da região”, disse Maykon Azevedo.

O primeiro encontro para tratar sobre a implantação do projeto de coleta seletiva de vidro em Imperatriz ocorreu em junho de 2022 e o processo de recolhimento desse tipo de resíduos teve início em fevereiro deste ano. A coleta é realizada pela Superintendência de Limpeza Pública (SLP), com a logística da empresa MB Limpeza Urbana. O projeto conta com cerca de 83 coletores exclusivos para vidro, onde a maior parte já foi instalada em bares, restaurantes e similares. Eles estão identificados e neles só pode ser feito o descarte de garrafas de bebidas, em geral, copos e taças de vidros, frascos de cosméticos, vidro quebrado e potes de alimentos em geral. O processo conta com a parceria da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), regional sul do Maranhão.