Notícias

SAÚDE

Mutirão de Cirurgias de Varizes leva mais qualidade de vida à população de Imperatriz

Prefeitura realiza mais uma ação para reduzir filas e cuidar da saúde da população. Ao todo, 800 pacientes serão beneficiados com cirurgias de varizes gratuitas

Publicado em: 09/07/2025 por MARCELO NUNES SOUSA SILVA

Mutirão de Cirurgias de Varizes leva mais qualidade de vida à população de Imperatriz

Centro de Especialidades Médicas de Imperatriz (CEMI) (Foto: Assessoria)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), em parceria com a Clínica Médica Geral de Simões (Climegesi), anunciou o Mutirão de Cirurgias de Varizes, que será realizado no Centro de Especialidades Médicas de Imperatriz (CEMI). A ação começa no dia 16 e segue até 19 de julho, com o objetivo de atender gratuitamente 800 pacientes que aguardavam pelo procedimento.

O mutirão atende uma demanda crescente de pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde e demais serviços da Rede de Atenção à Saúde, que necessitam de atendimento especializado em cirurgia vascular. As varizes, além do desconforto estético, provocam dores, inchaço nas pernas e podem evoluir para complicações graves, como trombose e úlceras venosas. A iniciativa busca reduzir as filas e garantir acesso a um tratamento seguro e eficaz, promovendo mais qualidade de vida para a população.

A jornalista e coordenadora geral da Climegesi, Larissa Lindoso, ressaltou a importância do mutirão: “A principal missão dessa ação é garantir acesso à saúde e melhorar a qualidade de vida desses pacientes. Nosso foco é assegurar segurança e eficácia nos procedimentos, promovendo um impacto positivo na saúde pública e, o mais importante, levando realização pessoal e bem-estar aos pacientes atendidos.”

O secretário municipal de Saúde, Flamarion Amaral, destacou o compromisso da gestão com o acesso à saúde especializada, “estamos avançando a cada dia. Este mutirão é mais uma prova do nosso compromisso. Identificamos a necessidade de inúmeras pessoas em realizar este procedimento e buscamos, junto aos nossos parceiros, viabilizar essas cirurgias. Nosso objetivo é aliviar o sofrimento diário da população e promover qualidade de vida.”

A Diretora do Centro de Especialidades Médicas de Imperatriz (CEMI), Ananda Santos, também enfatizou o impacto positivo da ação, “o mutirão representa um esforço conjunto da gestão e dos parceiros para acolher quem precisa.” As vagas para os procedimentos ofertados, mediante agendamento prévio, já foram totalmente preenchidas. No entanto, a equipe segue em processo de busca ativa e poderá abrir novas vagas conforme a identificação de novas necessidades ou possíveis desistências. 

Notícias