PROCON
Mutirão Dívida Zero atende mais de 2.500 pessoas e firma 600 acordos em Imperatriz
2ª Edição da Semana de Renegociação de Dívidas fortalece cidadania, garante orientação jurídica e ajuda consumidores a recuperar crédito.
Publicado em: 07/07/2025 por Matheus Cardoso Lima

Parceria entre PROCON Municipal, PROCON/MA e CDL leva orientação, consulta gratuita ao CPF e oportunidades de negociação para a população de Imperatriz. (Foto: Assessoria)
Entre os dias 01 e 04 de julho, Imperatriz recebeu a 2ª Edição da Semana de Renegociação de Dívidas – Dívida Zero, iniciativa promovida pelo PROCON Municipal, em parceria com o PROCON/MA, que teve como objetivo principal devolver dignidade financeira à população, promover a educação financeira e facilitar o diálogo entre consumidores e credores.
Realizado na unidade do VIVA/PROCON, no Imperial Shopping, o evento alcançou a marca de 2.566 atendimentos realizados. Foram mais de 600 acordos formalizados com empresas participantes, possibilitando que centenas de consumidores regularizassem sua situação financeira e retomassem o acesso ao crédito.
Além disso, a equipe do PROCON atuou de forma ativa, buscando intercâmbio com empresas não presentes no evento, ampliando as possibilidades de resolução de dívidas que não estavam previamente cadastradas. Segundo os organizadores, há expectativa de que novos acordos ainda sejam firmados nos próximos dias, a partir das demandas colhidas durante o mutirão.
Outro dado relevante foi a parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), que possibilitou a consulta gratuita ao CPF para 769 pessoas, permitindo que consumidores soubessem quanto e com quem estavam em débito. A ação ofereceu, ainda, um importante serviço de orientação jurídica, com 544 atendimentos voltados à defesa do consumidor, direitos contratuais e formas seguras de renegociar dívidas.
“A 2ª edição do Dívida Zero mostrou que é possível fazer muito quando instituições públicas e empresas trabalham juntas. Negociar, limpar o nome e entender seus direitos é um passo fundamental para que as pessoas recuperem sua autonomia e vivam com mais tranquilidade. Nossa missão é garantir dignidade e respeito ao consumidor, afirmou a coordenadora do PROCON Municipal Dra.Socorro Lima.