economia

Placas da Rota Turística Inteligente serão instaladas em oito pontos da cidade

Iniciativa favorece a divulgação de Imperatriz com objetivo de atrair turistas

Publicado em: 22/09/2022 por Assessoria de Comunicação

Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Placas da Rota Turística Inteligente serão instaladas em oito pontos da cidade

Trabalho da Prefeitura para manter Imperatriz no roteiro de turistas e atrair novos visitantes. (Foto: Maira Soares)

As estratégias de divulgação e afixação das placas que inserem Imperatriz na Rota Turística Inteligente foram discutidas na manhã desta quinta-feira (22), em reunião com representantes das secretarias de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Planejamento Urbano (Seplu) e Superintendência de Turismo (SUTUR). A iniciativa é resultado da parceria de Prefeitura de Imperatriz com o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), atendendo solicitação da Startup Smart Tour Brasil, idealizadora das placas.

Em Imperatriz, os oito atrativos turísticos que serão identificados pelas placas serão a Beira Rio, Calçadão, Estádio Frei Epifânio, Igreja Matriz de Santa Teresa D´Ávila, Parque Aquático Freitas, Ponte Dom Affonso Felipe Gregory, Praça da Cultura e Praia do Cacau. Os dispositivos ficarão em local de fácil visualização dos visitantes.

O objetivo do projeto é criar locais que se comunicam com seus visitantes em tempo real, com uso de alta tecnologia, repassando conteúdo informativo via bluetooth, por proximidade do visitante, enviando conteúdo em vários idiomas, com recursos de acessibilidade, além de gerar dados inéditos sobre os visitantes, ajudando a traçar o perfil dos turistas. A coleta de dados em tempo real, permiti que a gestão pública do turismo tome decisões e iniciativas para melhorias.

“Essas placas são muito importantes. Nelas tem o QR Code, e quando a pessoa apontar o celular, vai abrir todas as informações daquele ponto turístico, da cidade, e tem outro QR Code que é da pesquisa de demanda. Com isso a gente vai conseguir levantar várias informações sobre os visitantes, como de onde vem, o motivo da viagem, sobre a própria comunidade, visitante desses pontos turísticos, então, tem esses dois objetivos principais: da divulgação e da captação dessas informações”, explica a turismóloga da Superintendência de Turismo, Lizandra Carvalho.

Ela destaca que a tecnologia usada vai ajudar no processo de integração de Imperatriz “nessa rota que é chamada de turismo inteligente e vai favorecer, ainda mais, a divulgação da cidade”, complementou Lizandra.

economia