Notícias

SAÚDE NA ESCOLA

O futuro do SUS começa na escola: Estudante de Imperatriz é multiplicadora de conhecimento em saúde

A aluna multiplicadora está levando o SUS para a sala de aula, ganhando destaque pela sua participação ativa e pelo desenvolvimento de projetos que incentivam a promoção da saúde e a cidadania entre seus colegas.

Publicado em: 10/10/2025 por Nathalie da Costa

Secretaria de Saúde

O futuro do SUS começa na escola: Estudante de Imperatriz é multiplicadora de conhecimento em saúde

Estudante compartilha com colegas de escola os aprendizados do Desafio Super SUS, sendo uma multiplicadora de conhecimento. (Foto: Lara Sofia)

O futuro da saúde pública e multiplicadora de conhecimento em saúde tem nome e sobrenome em Imperatriz: Sara Cristina Silva Souza, uma estudante de apenas 14 anos, do 9º ano da Escola Municipal Santos Dumont, está liderando o debate sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e cidadania ao se destacar no Desafio SuperSUS. A iniciativa inédita é fruto da parceria entre o Município de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A aluna multiplicadora está levando o SUS para a sala de aula, ganhando destaque pela sua participação ativa e pelo desenvolvimento de projetos que incentivam a promoção da saúde e a cidadania entre seus colegas. Recentemente, Sara teve um momento de destaque em sua escola, quando apresentou o projeto para sua turma. Durante a atividade, a jovem de 14 anos falou sobre a importância do SUS, promoveu conhecimento sobre saúde pública e conduziu um debate com os colegas, estimulando a participação e o interesse de todos na temática.

Sara Cristina está muito feliz em compartilhar o conhecimento e reflete isso: “O que eu tenho para falar dessa experiência, é que tem sido incrível poder aprender sobre o SUS e passar esse conhecimento para a comunidade escolar e demais pessoas, pois o conhecimento nos tira muitas dúvidas, então temos que buscar saber como o SUS no trás vários benefícios. Poder aprender e me capacitar nesse assunto, através desse projeto, tem sido muito bom pra mim, tenho gostado muito, é muito gratificante e é muito bom esse momento com meus colegas”. 

O Programa Saúde na Escola (PSE), foi a ponte para o feito, sendo uma iniciativa intersetorial dos Ministérios da Saúde e da Educação que integra as políticas e ações de saúde e educação para promover o desenvolvimento pleno dos estudantes da rede pública de ensino. Segundo a coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE), Samyra Caline, a participação de Sara reforça o impacto da parceria: “O Desafio SuperSUS permite que nossos estudantes se aproximem da realidade do SUS e desenvolvam habilidades de comunicação, liderança e cidadania. A participação de Sara mostra como iniciativas como essa podem transformar a forma como os jovens percebem a saúde e o papel de cada um na sociedade.” 

Imperatriz foi selecionada para participar do 1º Desafio SUPERSUS Formando Sanitaristas para 2050, ainda no primeiro semestre de 2025. A cidade, que possui o Programa Saúde na Escola (PSE), informou às escolas sobre o programa, em que Sara Cristina se inscreveu e foi selecionada para representar o município no projeto, sendo a única representante local no desafio nacional que incentiva jovens a se tornarem protagonistas do SUS.

Com esse projeto, podemos destacar que a saúde e a educação de Imperatriz andam lado a lado. A secretária-adjunta municipal de Educação, Vanessa Pereira, ressalta que: “O Desafio SuperSUS tem buscado formar multiplicadores de conhecimento em saúde, sobretudo promovendo saúde e valorização da importância do SUS para a sociedade brasileira. Para essa proposta, o departamento de Saúde e Prevenção nas Escola (SPE), da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), tem buscado desenvolver ações de incentivo e cuidado com a saúde , estimulando os estudantes da rede municipal de ensino a serem mais participativos de boas práticas e fortalecimento da saúde pública”. 

O Maranhão foi escolhido como modelo pela Fiocruz de Pernambuco para a implantação do Ciclo 2025/2026 do PSE no Brasil. Sendo assim, o estado passou a ser o primeiro do país a trabalhar o protagonismo juvenil em escolas consideradas prioritárias e sinalizadas pelo Ministério da Saúde. O projeto está capacitando estudantes de 15 municípios maranhenses.

A estudante foi selecionada por meio de edital, atendendo aos critérios de estar regularmente matriculada, ter perfil ativo e ser dinâmica nas redes sociais. Com a seleção, Sara ganhou um treinamento de conhecimentos sanitários e de saúde e um acompanhamento, além de uma bolsa no valor de R$ 300,00, concedida pela Fiocruz.

Após a capacitação, com duração de seis meses, a estudante protagonista recebeu a importante função de ser a multiplicadora do projeto em seu território. Essa iniciativa reforça a importância de conhecer, valorizar e fortalecer o SUS desde a escola, sendo uma grande conquista não só para a comunidade escolar, mas para toda a cidade de Imperatriz.

O Desafio SUPERSUS tem duração de 12 meses, com planos de trabalho executados em 6 meses, e visa fortalecer o protagonismo juvenil. As atividades seguem temas com foco transversal nas iniquidades relacionadas à raça/etnia, gênero, condição socioeconômica, acesso e capacitação, utilizando o jogo SUPERSUS como ferramenta principal para o engajamento de alunos e educadores. 

 

Notícias