Políticas públicas para a mulher

AÇÃO

Palestra relata realidade entre maternidade e trabalho

Programação faz parte da agenda de programações do CRAM para o mês das Mães

Publicado em: 12/05/2023 por Kalyne Cunha

Secretaria de Políticas para Mulher

Palestra relata realidade entre maternidade e trabalho

Na reunião foram abordados alguns pontos, dentre eles o trabalho como conquista e realização pessoal na vida mulher (Foto: Maira Soares)

Dando sequência nas ações em alusão ao mês em que é comemorado o Dia das Mães, a Secretaria de Políticas para Mulher (SMPM), por meio do Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM), realizou palestra com a temática, “Maternidade e trabalho: desafios frente à conciliação de papéis”, ministrada nesta quinta-feira (11), pela psicóloga Daniele Ribeiro e pela pedagoga Jesiléia Rodrigues, no Hospital Santa Mônica, Centro. Objetivo é discutir sobre os principais desafios das mulheres no mercado de trabalho e como conciliar maternidade e carreira.

A psicóloga Daniele Ribeiro, explica que “o momento de reflexão foi voltado para as funcionárias do hospital, a proposta desse encontro foi conversar sobre a temática da maternidade e carreira e os desafios que fazem parte dessa jornada, além das possibilidades e estratégias que visam contribuir para que a conciliação desses papéis se torne mais leve. Foi realizado, também, um resgate sobre a inserção da mulher, que é mãe, no mercado de trabalho e um levantamento estatísticos sobre os desafios ainda enfrentados atualmente”.

Na reunião foram abordados alguns pontos, dentre eles o trabalho como conquista e realização pessoal na vida mulher; a tentativa de conciliar as muitas atividades do dia a dia; a autocobrança para desempenhar com excelência tantos papéis e as consequências disso para a saúde mental.

A maternidade pode trazer mudanças significativas na vida de uma mulher, tanto emocional quanto fisicamente, e essas mudanças podem afetar sua carreira. Algumas mulheres podem ter que lidar com a falta de apoio no ambiente de trabalho, a pressão para escolher entre a carreira e a família, ou o estigma associado a ser mãe e trabalhar fora de casa. Mediante a esse cenário, a palestra foi concluída com orientações sobre a importância do autocuidado para encontrar o equilíbrio que precisam para ter sucesso tanto no trabalho, quanto em casa.

Políticas públicas para a mulher