SAÚDE DA FAMÍLIA
Prefeitura avança no processo de reterritorialização para atendimento às áreas descobertas por Agentes Comunitários de Saúde
Iniciativa atende bairros e distritos que nunca tiveram cobertura dos serviços da Estratégia Saúde da Família, beneficiando cerca de 70 mil pessoas
Publicado em: 24/11/2025 por Maria Almeida
Apresentação do mapa de reterritorialização à equipe da Atenção Primária (Foto: Assessoria)
Para resolver o problema histórico de áreas descobertas, sem atendimento da Estratégia Saúde da Família (ESF) na cidade de Imperatriz, o município se une à Justiça e avança no processo de reterritorialização e divisão dos mapas. O estudo, iniciado em janeiro, chega à fase de implementação a partir de uma nova divisão por distritos, de acordo com a necessidade de cada área.
Para essa conquista, que vai beneficiar diretamente a comunidade, está sendo feita uma redistribuição das equipes, e bairros como Canto da Serra, Sebastião Régis, Bom Jesus, Verona, Centro, Colinas Parque, Cacauzinho, Theotonio Vilela, Império Romano, Vila Machado e Nova Conquista são incluídos nas áreas de cobertura.
Nesta primeira etapa, 10.800 pessoas serão beneficiadas e, ao todo, mais de 70 mil passarão a ter cobertura da ESF, com visitas dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).
“Estamos preocupados com o atendimento à comunidade, em melhorar os serviços ofertados as pessoas. A cidade cresceu e precisamos seguir seu ritmo, atendendo as necessidades conforme elas surgem. Com as equipes que temos conseguimos redistribuir e atender. O próprio MS preconiza que um ACS deve atender até 750 pessoas e estamos redistribuindo no máximo 600 por ACS”, explica o secretário de Saúde, Flamarion Amaral.
O superintendente de Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Anderson Nascimento, reitera que os estudos de reterritorialização e divisão dos mapas foram iniciados em janeiro e que todo o processo está sendo feito conforme os parâmetros do MS e a jurisprudência vigente, objetivando atender ao compromisso da gestão em levar a cobertura da ESF a 100% do território.
“Hoje tivemos um importante diálogo com Dra. Ana Lucrécia e ontem com o Dr. Thiago, mostrando o processo de trabalho que estamos realizando. Ainda este ano concluiremos a reorganização do território e o redimensionamento dos ACS’s no grande distrito Santa Rita. De janeiro em diante avançaremos para o distrito Cafeteira. Em seguida, vamos para o grande distrito da Vila Nova e Cafeteira e avançaremos de forma a levar Estratégia de Saúde da Família para todo território da nossa cidade”, finaliza.
A área de cobertura dos Agentes Comunitários de Saúde é o território definido pela equipe de Saúde da Família, que abrange as famílias e domicílios dentro da microárea de atuação de cada profissional. A cobertura é focada em áreas de maior vulnerabilidade e risco epidemiológico, onde um ACS deve atender, no máximo, 750 pessoas.


