EDUCAÇÃO
Prefeitura de Imperatriz entrega novos equipamentos musicais a Bandas e Fanfarras escolares
29 escolas do município que possuem corporações receberam os instrumentos
Publicado em: 04/09/2025 por NAYANE CRISTINA RODRIGUES DE BRITO

Os novos instrumentos garantiram melhores melodias, sons e performances com mais excelência nas apresentações culturais (Foto: Assessoria)
Para melhorar as perfomances das bandas e fanfarras em eventos cívicos do munícipio e futuras competições, a Prefeitura de Imperatriz por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), entregou novos equipamentos musicais para as 29 bandas e fanfarras das escolas do município da zona urbana e rural. As corporações musicais receberam esteiras, talabarte, baquetas, 33 bumbos, 90 pares de pratos, canoas para caixas, entre outros.
Nos preparativos para o desfile de 7 de setembro, a equipe da Semed realizou a substituição de instrumentos e materiais antigos por novos equipamentos, atendendo 29 escolas que possuem fanfarras.
De acordo com o coordenador de Eventos e Patrimônio, Edvan Nobre é mais um investimento da gestão municipal, por meio Secretaria Municipal de Educação que pensa na valorização do ensino da música e a cultura. “É importante percebermos que com a reposição do material as corporações se renovam, eles trazem uma melhor qualidade de sonoridade dentro fanfarra, os alunos ficam envolvidos, mais animados, e agraciados por ter instrumentos mais novos, organizados e se preparão para eventos civícos e futuras competições, graça ao prefeito Rildo Amaral e a nossa secretária Genilza Sipião que estão tendo um olhar difereciado para a educação no quesito música e na valorização dos movimentos culturais das fanfarras”, comenta.
A secretária adjunta de Educação, Vanessa Pereira, destaca que todo o investimento realizado com os instrumentos musicais é para garantir que as escolas tenham apresentações de qualidade em um dos maiores evento do município que é o desfile de 07 de setembro. “Para este ano a Secretaria Municipal de Educação revê as suas práticas de apoio à cultura e por termos o 7 de setembro como um grande ato cívico, vimos a necessidade de investir na compra de novos materiais de música e recomposição de outros instrumentos, além de pensar nos nossos alunos que se preparam numa total dedicação para levar as fanfarras para avenida”, pontua.
A integrante da fanfarra da Escola Municipal Marly Sarney, Rhyanna Cristina da Costa, ressalta que os instrumentos vieram para fortalecer as atividades musicais nas escolas. “Com alegria que fomos contemplados com os novos instrumentos e farão toda diferencia para melhorar as melodias e o som do nosso grupo e tenho certeza que faremos apresentações bem mais preparadas”, afirma.