Notícias

OUTUBRO ROSA

Prefeitura de Imperatriz lança campanha Outubro Rosa com foco na conscientização sobre o câncer mama

Para conscientizar e prevenir o surgimento de casos de câncer de mama e de colo do útero, a Prefeitura de Imperatriz realiza abertura da Campanha Outubro Rosa.

Publicado em: 03/10/2025 por Nathalie da Costa

Prefeitura de Imperatriz lança campanha Outubro Rosa com foco na conscientização sobre o câncer mama

Prefeitura de Imperatriz Lança Campanha Outubro Rosa com Foco na Conscientização e Prevenção do Câncer Mama (Foto: Nathalie da Costa)

Para conscientizar e prevenir o surgimento de casos de câncer de mama e de colo do útero, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), fez a abertura da Campanha Outubro Rosa, no Centro de Especialidades Médicas de Imperatriz (CEMI). A solenidade de lançamento da campanha contou com a presença do prefeito Rildo Amaral, do secretário de Saúde Flamarion Amaral, da coordenadora de Saúde da Mulher no município, Erliene Feitos, além de outras autoridades e da comunidade.

O mês de conscientização também serve para reforçar a importância do autocuidado feminino e abordar a saúde da mulher de forma mais enfatizada. A programação de abertura contou com importantes palestras e rodas de conversas com médicos e discussão com mulheres para a conscientização do tema.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a prevenção do câncer de mama baseia-se na redução da exposição aos fatores de risco modificáveis e na promoção de fatores de proteção. Fatores como excesso de peso corporal, inatividade física e consumo de álcool são passíveis de mudança. A alimentação, atividade física e gordura corporal adequada também possibilitam redução no risco de desenvolvimento da doença.

Outra prática aconselhada pelos médicos é o autoexame. O autoexame de mama pode ser feito uma vez por mês, todos os meses, entre o 3º e o 5º dia depois da menstruação. Esse exame permite à mulher conhecer a anatomia dos próprios seios e identificar possíveis alterações na forma, cor, tamanho e textura, assim como a presença de caroços.

A coordenadora da Saúde da Mulher, Erliene Feitos, acrescenta: “esse é um mês que estamos fazendo essa conscientização. Qualquer pessoa de 40 a 69 anos de idade, ou com histórico de câncer de mama na família ou que faz acompanhamento com histórico de nódulos mamários, pode procurar a sua equipe da localidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) para cuidar da sua saúde de forma preventiva”.  

O rastreamento do câncer de mama deve ser feito com a mamografia, que é recomendada pelo Ministério da Saúde para mulheres entre 50 e 69 anos, a cada dois anos. A SEMUS reforça que, durante o Outubro Rosa, todas as UBSs estarão mobilizadas com ações educativas e agendamento de consultas para garantir que nenhuma mulher fique sem o cuidado preventivo. 

Vilenice Batista, coordenadora da Unidade Oncológica, destaca que está “muito feliz pela abertura da campanha, pois leva informação às mulheres”. 

Notícias