REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA
Prefeitura inicia mutirão de regularização fundiária no Parque Buriti
Ação garante segurança jurídica, valorização dos imóveis e tranquilidade para famílias que há anos aguardam a documentação definitiva de suas residências
Publicado em: 23/09/2025 por Pollyana Galvão

Mutirão de Regularização Fundiária no Parque Buriti garante dignidade e segurança jurídica às famílias, com atendimento até o dia 25 de setembro (Foto: Santiago Silva)
Teve início nesta terça-feira (23) o 3º Mutirão de Regularização Fundiária de Imperatriz, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Regularização Fundiária (Serf). A iniciativa tem como principal objetivo transformar a posse dos imóveis em propriedade legalmente reconhecida, assegurando mais dignidade, segurança jurídica e valorização patrimonial aos moradores do Parque Buriti.
O mutirão acontece até o dia 25 de setembro, das 9h às 16h, no Centro Paroquial Cristo Salvador, localizado na Rua 03, Parque Buriti. Durante o atendimento, as equipes da Prefeitura orientam os moradores e recebem a documentação necessária para dar início ao processo de regularização.
A pedagoga Nelciane Cunha, moradora da comunidade, destacou o alívio que a ação traz para os proprietários. “É importante porque nós, moradores, precisamos ter a documentação da nossa residência, comprovar que somos os verdadeiros donos. Sem ela, ficamos impedidos de realizar muitas coisas. Essa ação nos deixa aliviados, pois agora teremos a oportunidade de dizer que o imóvel realmente nos pertence”.
O secretário da Serf, Carlos Hermes, reforçou o convite para que os moradores participem da ação. “Regularizar o imóvel é fundamental, pois gera segurança jurídica, valoriza a propriedade e permite até utilizá-la para financiamento bancário. Muitos benefícios vêm com a regularização. Venha, traga seus documentos e dê entrada no nosso mutirão. Vamos garantir a sua propriedade”.
Documentos necessários para regularização:
- RG e CPF do requerente e do cônjuge (se casado);
- Certidão de nascimento ou casamento;
- Comprovante de renda (formulário fornecido no local);
- Comprovação de posse (contrato de compra e venda, talão de energia atual e outro de cinco anos atrás);
- Caso não tenha contrato, declaração de vizinhos (formulário disponível na Serf).
A Secretaria de Regularização Fundiária (Serf) funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na Rua Euclides da Cunha, esquina com a Rua Coriolano Milhomem, bairro Bacuri. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (99) 98502-1653.