Notícias

EDUCAÇÃO

Prefeitura de Imperatriz oferta cursos gratuitos de Libras e Braille

Serão 10 turmas de 35 vagas ofertadas para os servidores da rede municipal de ensino e comunidade

Publicado em: 04/08/2025 por NAYANE CRISTINA RODRIGUES DE BRITO

Prefeitura de Imperatriz oferta cursos gratuitos de Libras e Braille

Aulas começam nos dias 11 e 12 de agosto, com mais inclusão para pessoas surdas e com deficiência visual. (Foto: Assessoria)

Com a garantia de mais qualificação e crescimento do currículo, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), abre inscrições para cursos de Libras nos níveis básico, intermediário e avançado, além de Alfabetização no Sistema Braille e Tecnologias Assistivas Digitais e Aplicadas à Deficiência Visual. A iniciativa é coordenada pelo Setor de Inclusão e Atenção à Diversidade (SIADI), vinculado à própria Semed. As matrículas acontecem de 04 a 06 de agosto, sendo na segunda-feira (04) e terça-feira (05) destinadas aos servidores da rede municipal de ensino, e na quarta-feira (06) abertas à comunidade.

Os cursos são ofertados de forma presencial e gratuita e contam com carga horária de 120 horas, além da disponibilidade de 35 vagas em cada turma. O público interessado deve efetuar a inscrição no SIADI, localizado na Rua Dom Cesário, s/n, Bairro Maranhão Novo, nos horários das 08h às 12h e das 14h às 18h, e ter o requisito de ser maior de 18 anos, além de apresentar cópias e originais do RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de identificação para os servidores da educação e certificado de cursos concluídos em anos anteriores para estudantes veteranos. Os alunos precisam frequentar no mínimo 75% do curso de interesse para evitar o cancelamento da matrícula.

Na parte da manhã serão ofertadas as qualificações de Libras Básico (Iniciantes), Libras Avançado e Alfabetização no Sistema Braille. À tarde, os cursos Libras Básico (Iniciantes), Libras Intermediário e Alfabetização no Sistema Braille. Todas as aulas serão ministradas no prédio do SIADI. À noite, as aulas serão de Libras Básico (Iniciantes), Libras Intermediário, Tecnologias Assistivas Digitais e Aplicadas à Deficiência Visual e Alfabetização no Sistema Braille, e irão ocorrer na Escola Municipal Costa e Silva, localizada na Rua Fortunato Bandeira, nº 1014, no Bairro Nova Imperatriz.

Para a coordenadora do curso de Libras, Maria de Lourdes da Silva Furtado Santos, os cursos permitem formar pessoas e garantir uma maior propagação da acessibilidade na rede municipal de ensino e em espaços sociais. “É mais uma oportunidade de difundir a Língua Brasileira de Sinais, oferecer a acessibilidade em todos os âmbitos educacionais do município, formar profissionais capacitados para atender os alunos com essas necessidades e levar mais inclusão a toda a sociedade imperatrizense”, pontua.

A coordenadora da modalidade Braille, Ana Cláudia Alves, destaca como irão funcionar os cursos. “Os cursos serão realizados na modalidade presencial com atividades assíncronas, adotando a metodologia que integra aulas expositivas, análise de materiais teóricos, aplicação de instrumentos específicos de escrita Braille, introdução à audiodescrição, o papel do ledor/transcritor e tecnologias assistivas digitais, além de slides e apostilas para as dinâmicas teóricas e, nas práticas, o uso de reglete, punção, máquina de datilografia Braille, entre outros equipamentos. Tudo isso para formar e promover uma melhor comunicação e inclusão efetiva de estudantes cegos e com baixa visão na rede de ensino do município”, afirma.

As aulas das 10 turmas ofertadas iniciarão nos dias 11 de agosto, segunda-feira, e 12 de agosto, terça-feira. As qualificações garantirão um melhor atendimento às pessoas surdas e com deficiência visual nos aspectos da interação, desenvolvimento integral e social.

 

Notícias