EDUCAÇÃO
Projeto de Educação Financeira ensina alunos a lidar com o dinheiro de forma consciente
Atividade interdisciplinar e inclusiva envolve professores, alunos e famílias em ações práticas que estimulam o planejamento e o consumo responsável
Publicado em: 04/11/2025 por Nayane Brito

Alunos do 3º ano do Ensino Fundamental participam do jogo Piquenique, que simula situações do cotidiano e estimula o planejamento de gastos e o hábito de poupar. (Foto: Assessoria)
O projeto de Educação Financeira desenvolvido na Escola Municipal João Silva tem ajudado estudantes da rede pública municipal de Imperatriz a compreender, desde cedo, a importância de planejar os gastos e valorizar o dinheiro. A iniciativa alia aprendizado prático e interdisciplinar, envolvendo professores, estudantes e famílias em atividades que incentivam o consumo responsável e o hábito de poupar.
Idealizado pela professora Janete Santos, o projeto surgiu em 2024, a partir do curso Introdução à Educação Financeira, promovido pelo Instituto Brasil Solidário (IBS) em parceria com a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Desde então, a docente amplia e diversifica as atividades, que ganham novas temáticas a cada edição.
A professora explicou que o tema “Vamos Jogar e Aprender”, do Instituto Brasil Solidário, é desenvolvido na escola e, a partir de 2026, ganhará uma nova abordagem com o tema “Agenda 2030: Educação Financeira nas Escolas”. As ações incluem atividades de leitura, produção oral e escrita, práticas pedagógicas com jogos financeiros e a criação de moedas e cédulas inclusivas, utilizadas em simulações de compra e venda dentro da escola, em parceria com o Programa Meio Ambiente da SEMED.
O trabalho ganhou destaque em 2024, quando quatro alunos representantes dos eixos da Agenda 2030 da ONU (Paz, Planeta, Prosperidade, Parceria e Pessoas) participaram, junto com a professora, de uma visita à Câmara Municipal. A mobilização resultou, em 2025, na aprovação da Lei Ordinária que institui o “Dia D da Educação Financeira”, marco que consolidará o tema nas escolas públicas do município a partir de 2026.

O Dia D da Educação Financeira, que integra o Projeto de Educação Financeira desenvolvido na Escola Municipal João Silva, é realizado mensalmente com as turmas do 3º ano do Ensino Fundamental. A programação envolve atividades em sala de aula, como leitura de textos e o jogo Piquenique, que simula situações do cotidiano e estimula os alunos a planejar gastos e poupar recursos. Em outubro, o tema trabalhado foi “Geladinho: Fonte de Renda”, inspirado em famílias de alunos que produzem e vendem o produto.
De acordo com a professora Janete, a escolha do tema aproxima o aprendizado da realidade dos estudantes, estreita o vínculo com as famílias e valoriza o trabalho como fonte de renda. Ela explicou que o Dia D faz parte de uma agenda nacional do Instituto Brasil Solidário, que propõe temas mensais voltados à Educação Financeira. “Em outubro, trabalhamos a temática ‘Geladinhos: Fonte de Renda’, porque temos alunos cujas famílias vivem dessa atividade. A proposta é reforçar o vínculo com as famílias, incentivar a socialização entre os alunos e mostrar a importância dessa renda para o sustento familiar”, destacou a professora.
A estudante Larissa Manuelly, do 3º ano do Ensino Fundamental, destacou o aprendizado que leva para a vida. “O jogo da educação financeira ensina que não devemos gastar com o que não precisamos, mas comprar apenas o necessário”.
Interdisciplinar e inclusivo, o projeto de Educação Financeira tem se consolidado como uma ferramenta pedagógica transformadora na Escola Municipal João Silva. Ao integrar aprendizado, vivência familiar e valores sociais, a iniciativa prepara as crianças para um futuro mais consciente e responsável no uso do dinheiro e já se tornou referência para outras escolas da rede municipal.



