Trânsito e Transportes

conscientização

Campanha “Pé na Faixa” realiza ação na Avenida Getúlio Vargas com rua Alagoas

A Setran realiza várias ações educativas durante o ano e a “Pé na Faixa” é uma das principais

Publicado em: 21/08/2023 por João Rodrigues

Secretaria de Trânsito e Transportes

Campanha “Pé na Faixa” realiza ação na Avenida Getúlio Vargas com rua Alagoas

Ação do "Pé na Faixa' foi na Avenida Getúlio Vargas com rua Alagoas, Centro. (Foto: Maira Soares)

Ainda como parte das ações relativas ao mês do Pedestre, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran), por meio do Departamento de Educação para o Trânsito (DET), realizou nesta segunda-feira (21), uma ação da campanha educativa “Pé na Faixa”. Pela segunda vez consecutiva, em um prazo de menos quinze dias, o local escolhido foi a Avenida Getúlio Vargas com a rua Alagoas, Centro.

Durante mais de uma hora, servidores da Setran estiveram no local com réplicas de placa de regulamentação (Pare), e orientando verbalmente pedestres e condutores.

As principais orientações divulgadas pela campanha são sobre a necessidade de os pedestres usarem a faixa exclusiva para eles e atravessarem ruas e avenidas em linha reta, após olharem bem para os lados.

A coordenadora do Departamento de Educação para o Trânsito, Terezinha Miranda, ressaltou que os pedestres precisam ter consciência de usar a faixa e nunca tentar ter preferência em locais não sinalizados. Outra dica importante é que, mesmo na faixa, o pedestre só pode atravessar quando a situação for favorável a ele e sinalizar com a mão aos condutores em pontos sem placas.

Terezinha Miranda explicou que a escolha do cruzamento hoje foi em razão da grande movimentação de pessoas, principalmente idosos que procuraram clínicas e outros serviços naquela área da cidade. A ação anterior neste local havia sido dia 3 de agosto.

Dia do Ciclista

Também na última sexta-feira, equipes da Setran realizaram uma ação em frente a Praça Mané Garrincha relativa ao Dia do Ciclista, comemorado no dia 19 de agosto em homenagem a um ciclista que morreu atropelado em Minas Gerais.

Em Imperatriz há vários casos de ciclistas que foram vítimas de acidentes, um deles, um rapaz morreu recentemente na BR-010 no perímetro urbano no caminho do trabalho numa empresa que fica na Avenida Pedro Neiva de Santana.

O local escolhido foi estratégico em razão da presença de muitos ciclistas regularmente na praça e arredores.

Principais orientações

Além de pedestres, a ação também orientou condutores de veículos a usarem o cinto de segurança e no caso dos motociclistas, a apertarem a fivela do capacete na jugular. Outra orientação da campanha é que o ciclista passe desmontando na faixa de pedestre. Terezinha Miranda ressalta que se o ciclista passa na faixa desmontado é considerado um pedestre.

Trânsito e Transportes