Trânsito e Transportes

EXPOIMP 2023

Setran entrega credenciais de carroças e reforça medidas de segurança para a cavalgada da Expoimp

Evento está programado para iniciar pontualmente às 10h, de sábado, dia 08.

Publicado em: 07/07/2023 por João Rodrigues

Secretaria de Trânsito e Transportes

Para garantir maior segurança, as carroças seguirão o trajeto normal até a Avenida Getúlio Vargas na loja Terra Produtos Agropecuários, onde deverão deixar o percurso dobrando a direita. (Foto: Patrícia Araújo)

Em reunião na última quinta-feira (06), com autoridades da área de segurança pública e saúde animal, a Secretaria de Trânsito e Transportes (Setran), entregou adesivos numerados aos condutores de veículos de tração animal, que participarão da 30ª Cavalgada da Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp), no sábado (08). Na reunião reforçaram orientações que constam no termo de compromisso assinado pelos condutores.

“Os animais chegarão nos caminhões por volta das 4h da manhã e a partir das 6h, tanto a Polícia Militar, quanto a Guarda Municipal e a Setran, fecharão as ruas, organizando o trânsito já de 1 km ou 1,5 km antes de iniciar na Praça da Cultura. Os animais vão ser colocados em ordem, lado a lado, para que a cavalgada comece e termine no tempo programado”, ressaltou o secretário de Trânsito, Leandro Braga.

O titular da Setran lembrou que é proibida ingestão de bebida alcoólica por parte dos condutores de veículos de tração animal sob pena de “enquadramento” conforme o Código de Trânsito Brasileiro, CTB. “É proibido conduzir veículo de tração mecânica ou tração animal sob efeito de bebida alcoólica e essa foi a orientação que repassei para todos os condutores na reunião”.

Entrega de adesivo numerados

Os condutores ouviram atentamente o coordenador da cavalgada, William Cambuim, que alertou sobre o que será proibido ou permitido. É o caso da lotação da carroça ser com apenas quatro pessoas, incluindo o condutor, e pediu que os condutores que flagrarem alguma irregularidade gravem vídeos e os repassem à coordenação ou ao menos avisem do caso.

A coordenadora do DET, Teresinha Miranda, aprovou o efeito da reunião com autoridades e condutores de veículo de tração animal.

“Estamos finalizando hoje esta etapa com o pessoal da cavalgada com esta reunião que foi muito proveitosa. Será uma cavalgada muito organizada e agora estamos entregando o adesivo para ser colocado em local visível da carroça e uma sacola plástica para ser colocado o lixo”, disse Teresinha Miranda, ressaltando que representantes das forças de segurança falaram sobre suas atuações e ficou tudo bem esclarecido.

Participaram o comandante do 2º Esquadrão de Polícia Montada da PM, major Cid Antonio Fernandes; o secretário de Trânsito, Leandro Braga; o coordenador da cavalgada, Wiliam Cambuim; o veterinário, Cairon Miranda; e o coordenador da GMI, João Paulo.

Ao longo do percurso a Setran atuará como força de segurança auxiliar, apoiando ações junto aos órgãos como a Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Guarda Municipal. Durante todo o trajeto os 50 agentes vão atuar como batedores, fechar ruas que cruzem com o trajeto do evento e fiscalizar crimes de trânsito.

Trajeto das carroças

Para garantir maior segurança, as carroças seguirão o trajeto normal até a Avenida Getúlio Vargas na loja Terra Produtos Agropecuários, onde deverão deixar o percurso dobrando a direita. As carroças não poderão levar caixas de som.

“Este ano os condutores de veículo de tração animal, também vão participar de um concurso promovido pelo Sinrural que premiará aquela carroça mais organizada, e eles vão participar da cavalgada organizados um ao lado do outro”, adiantou Leandro Braga.

Trânsito e Transportes