Trânsito e Transportes

AÇÃO

Setran promove mais uma ação para garantir segurança no trânsito

Atividade busca levar mais conhecimento sobre normas que devem ser adotadas nas ruas e avenidas

Publicado em: 20/11/2023 por Denise Ribeiro

Secretaria de Trânsito e Transportes

Setran promove mais uma ação para garantir segurança no trânsito

Coordenadora Terezinha Miranda participa da ação no Shopping Imperial (Foto: Maira Soares)

A Secretaria de Trânsito e Transporte (Setran), realizou na última sexta-feira (17), na entrada do Shopping Imperial, mais uma ação para lembrar aos pedestres e condutores de veículos a importância de seguir as leis de trânsito para preservação de vidas, evitando assim, acidentes que em sua maioria são causados por imprudências.

No local, foram entregues panfletos com informações sobre o trânsito. A ação teve a presença da coordenadora de Educação Para o Trânsito, da Setran, Terezinha Miranda. “Nosso ideal é fornecer dados para melhorar a segurança no trânsito, por essa razão é que estamos em diversos espaços da cidade reforçando ações como essa. Quem se habilita tem que respeitar as leis, quem é apenas pedestre deve respeitar algumas normas também para ter um trânsito mais harmonioso”, disse.

Condutores recebem orientação sobre o trânsito. Foto: Assessoria

Antes deste projeto, outros já foram idealizados e colocados em prática na cidade. Um dos mais recentes foi um em celebração ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito. Houve uma paralisação em alguns pontos da cidade para alertar a população sobre os cuidados que devem ser tomados todos os dias por pedestres, ciclistas, motoristas e motociclistas.

Embora as leis de trânsito pareçam procedimentos burocráticos, são de grande relevância e devem ser seguidas para maior segurança dos condutores, tanto nas ruas e estradas do país. Dentre as principais está o uso do cinto de segurança tanto para o condutor quanto para passageiros no carro. O transporte e de crianças deve ser feito em equipamento de segurança.

Além desses, não se deve dirigir embriagado. Deve ser respeitado os limites de velocidade, prestar socorro caso se envolva em acidentes. O uso de celulares enquanto dirige ou pilota não é permitido, pois pode distrair e o condutor corre o sério risco de se envolver em acidentes.

“As leis de trânsito são diversas que de tempo em tempo há alterações e as pessoas devem ficar cientes e por dentro de todas. Algumas foram criadas justamente para garantir a segurança dos pedestres e condutores, promovendo uma boa convivência entre as duas partes”, informou Terezinha.

Trânsito e Transportes