Trânsito e Transportes

TRÂNSITO SEGURO

Setran retoma atividades do projeto “Pé na Faixa” com alunos da Escola Santos Dumont

O projeto orienta estudantes e demais usuários das vias a transitar com segurança.

Publicado em: 24/04/2023 por João Rodrigues

Secretaria de Trânsito e Transportes

Estudantes da Escola Santos Dumont aprendem sobre travessia segura na faixa de pedestres (Foto: Maira Soares)

Com o slogan “No trânsito, dê preferência a vida”, foram retomadas na manhã desta segunda-feira(24), na Rua General Gurjão, no bairro Bacuri, as ações educativas do projeto “Pé na Faixa”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran), via Departamento de Educação Para o Trânsito (DET). O público-alvo foram alunos e demais usuários da via nas imediações da Escola Municipal Santos Dumont.

Nas primeiras horas da manhã a equipe do DET foi a escola onde repassou uma explicação sobre a importância da faixa de pedestre e de como acenar para os condutores pararem. Os estudantes tiveram uma ação prática na rua. Os condutores, também, acabaram sendo orientados sobre a importância de respeitar a faixa de pedestres.

“É importante alertar que a conscientização para um trânsito solidário, depende de mudanças comportamentais e atitudes de todos os atores no trânsito: pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas, pois cada um tem poder de escolha e decidir seu próprio destino, cada um é responsável pelas suas ações. Exerça a cidadania nas faixas de pedestre. No trânsito, escolha a vida”, orientou a coordenadora do DET, Terezinha Miranda.

No caso da Escola Santos Dumont, também, foi decisivo para a realização da ação o fato de a unidade educacional ter passado a funcionar em novo endereço e está havendo dificuldades para o uso da faixa de pedestre.

Principais orientações

O projeto “Pé na Faixa” traz orientações importantes, dentre elas se destacam:

* O pedestre não deve circular no meio dos veículos e deve sempre aguardar na calçada, até ser visto pelo motorista, para iniciar a sua travessia. Os motoristas e pedestres devem respeitar a sinalização em cruzamento com semáforo.

*O motorista, ao parar na faixa, deve sinalizar aos motoristas que vêm atrás par, acionando o pisca-alerta e acenando com o braço esquerdo para fora do veículo com movimentos para cima e para baixo para evitar colisões traseiras.

No caso de o sinal abrir, se o pedestre ainda não tenha concluído a travessia, o motorista deve esperar que este a conclua.

Trânsito e Transportes