A Gente Faz Cidadania

Atendimentos

Segunda edição do “A Gente Faz Cidadania” agitou o Ouro Verde

Atendimentos aproximam comunidade do poder público

Publicado em: 21/08/2017 por William Castro

Assessoria de Comunicação

Segunda edição do “A Gente Faz Cidadania” agitou o Ouro Verde

Milhares de atendimentos foram feitos na segunda edição do mutirão ‘A Gente Faz Cidadania’, desta vez no Ouro Verde, com todas as secretarias e vários parceiros (Foto: Dávila Henrique)

No último sábado, 19, moradores do Bairro Ouro Verde receberam a 2ª edição do mutirão social “A Gente Faz Cidadania”, no ginásio poliesportivo, promovido pela Prefeitura de Imperatriz, em parceria com instituições e empresas privadas. Consultas odontológicas e médicas, mediação de conflitos, cadastro de processo habitacional, vacinação de animais, emissão da carteira do idoso, distribuição de mudas, tratamentos de beleza, atividades lúdicas para a criançada, testes rápidos e diversos serviços foram oferecidos. Ações contaram com a participação do prefeito Assis Ramos, ao lado da primeira-dama, Janaina Ramos, vereadores e secretários municipais.

A comunidade foi beneficiada com recuperação e piçarramento de ruas, podagem de árvores, roço e limpeza de meios-fios. O presidente da Associação de Moradores do Ouro Verde, Carlos Alves dos Santos, o Antônio Padeiro, enalteceu a iniciativa da Prefeitura. Segundo ele, o bairro completará neste ano - 15 de novembro - 30 anos de fundação e destaca que essa é a primeira vez que governo municipal está presente com ações para população. “Nós fomos o segundo bairro a receber os benefícios de melhoria da infraestrutura” – declarou, ao lembrar que durante o período de chuvas, as vias estavam intransitáveis, sem permitir o acesso até de pedestres e ciclistas.

O prefeito Assis Ramos avaliou que durante esses sete meses, o município realizou grandes benefícios para a população imperatrizense, mas que a meta “não é apenas executar o melhoramento das vias urbanas, e sim viabilizar recursos para executar obras de saneamento básico, pavimentação asfáltica e bloqueteamento das principais ruas dos bairros. Não iremos abandonar essa região depois desse projeto, temos plena consciência que esse é apenas o início das muitas ações que a prefeitura realizará em todos os pontos da cidade”.

No Ouro Verde, a Secretaria Municipal de Saúde ampliou os serviços oferecidos e levou para a segunda edição, além das consultas, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e distribuiu remédios para os usuários atendidos. “Aqui o paciente está passando não só pelo clínico, como também pelo especialista, recebendo sua medicação prescrita e saindo com seu pedido de exame para fazer durante a semana” – informou a coordenadora da Atenção Básica, Érika Tourinho.

Foram disponibilizados oito profissionais, que atenderam durante toda a manhã, dentro das instalações da Unidade Básica de Saúde (UBS), ao lado da quadra. No local, a Unidade Móvel Oncológica também realizou exame de prevenção de colo do útero, PSA (preventivo da próstata), e fez agendamento de mamografia e de consultas dermatológicas.

A dona de casa Marta de Castro Cardoso ainda não tinha feito acompanhamento de saúde, aproveitou a oportunidade para consultar sua filha de três anos. “Gostei muito, os médicos me atenderam muito bem, e ainda me deram o medicamento” - afirmou.

            Com o objetivo de aproximar comunidades e gerar conscientização ambiental, foram realizadas atividades com trabalho educativo, coleta seletiva, oficina de reciclagem e orientações sobre arborização e proteção vegetal, pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh).

            Em parceria com a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (ASCAMARI), foram recolhidos materiais e resíduos orgânicos para compostagem. Também foi montado um Ponto de Entrega Voluntária (PEV), para que a população depositasse os materiais. A dona de casa Deuselina dos Santos, 53, recebeu algumas mudas e também aprovou a ação. “Plantar árvores é contribuir com o meio ambiente. Recebi essas mudas e estou muito satisfeita, vou plantar em meu terreno. Parabéns, pela iniciativa” – destacou.

            Na segunda edição do programa “A Gente Faz Cidadania”, os servidores da Secretaria de Planejamento Urbano (Seplu) também orientaram sobre os procedimentos para emissão de documentos de Certidão de Uso e Ocupação de Solo, Desmembramento e Remembramento, Alvará de Construção e uso do espaço público.

            O SENAC ofereceu serviços de embelezamento aos moradores, além de gastrônomos, que ensinaram como preparar sucos alternativos, de maneira econômica e saudável. Representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e do Sine orientaram sobre administração de dívidas, vagas de emprego e incentivaram o empreendedorismo. A Secretaria de Agricultura ofereceu castração de cães e gatos, vermifugação de pequenos animais, fez doação de pintos e kits de ração. Já no stand da Secretaria da Mulher, foram realizadas escutas individualizadas sobre situações de violência doméstica e esclarecimentos sobre a Lei Maria da Penha, além da entrega de preservativos e panfletos.

            Enquanto os pais recebiam os serviços, as crianças brincavam no espaço recreativo oferecido pela Secretaria do Desenvolvimento Social. A Unisulma esteve presente com os cursos de Educação Física, Direito, Enfermagem, Fisioterapia, Estética e Cosmética, Administração e Nutrição, oferecendo os mais variados serviços à comunidade.

A Gente Faz Cidadania