Notícias

CARNAVAL DA PREFS

Prefeitura coordena ações para ambulantes e catadores no Carnaval da Prefs 2026

Portal do Ambulante Parceiro organiza vendedores, enquanto a CAC registra 330 quilos de recicláveis recolhidos nos dois primeiros dias

Publicado em: 16/02/2026 por Ana Maria Nascimento

Secretaria de Planejamento Urbano

Prefeitura coordena ações para ambulantes e catadores no Carnaval da Prefs 2026

Carnaval da Prefs 2026 movimenta a economia local e amplia a geração de renda em Imperatriz. (Foto: Brena Alves)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano (Seplu), da Secretaria Municipal de Adequação e Conformidade (Seac) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedec), implementou, neste Carnaval da Prefs, um conjunto de medidas voltadas à organização do comércio ambulante e ao atendimento de catadores de materiais recicláveis.

Uma das ações foi o Portal do Ambulante Parceiro, criado para organizar o cadastro de trabalhadores interessados em atuar nos grandes eventos promovidos pelo município.

O secretário da Seplu, José Ribamar Alves, destacou o impacto econômico do evento. “O Carnaval é um atrativo tanto cultural quanto comercial. Na área comercial, a gente percebe que aquece tanto o setor hoteleiro, mas também as vendas e o comércio”.

Segundo ele, mais de 500 pessoas estão trabalhando ambulantes durante a programação. “São trabalhadores que trazem seus produtos para vender. E a grande consequência disso é mais alimentação na mesa do trabalhador, é mais recursos e geração de emprego e renda. Além disso, se tem atendimento com qualidade para o folião. A região Tocantina está vindo para o Carnaval de Imperatriz porque sabe que vai ser bem assistida”, disse José Ribamar.

Juarez Sousa trabalha há mais de 30 anos como ambulante, vendendo brinquedos infantis. “No Carnaval, o contato com as crianças e com as famílias é muito bom. Hoje minha filha veio me ajudar. A gente consegue vender bem, principalmente para as famílias que vêm aproveitar a festa”.

Também foram realizadas capacitações voltadas à manipulação e ao armazenamento de alimentos, com orientações sobre preparo, conservação e armazenamento adequados, além de acompanhamento da Vigilância Sanitária e da Defesa Civil durante os dias de Carnaval.

A ambulante Eva Conceição já participou do evento em outros anos e comentou sobre a organização desta edição. “Não é a primeira vez que participo do Carnaval da Prefs. Este ano está mais organizado e percebi um movimento maior de pessoas circulando”.

A Prefeitura também vai realizar levantamento de dados pós-Carnaval para mapear o impacto econômico do evento e subsidiar o planejamento de futuras ações.

CAC oferece apoio aos catadores

Outra iniciativa implantada foi a Central de Apoio ao Catador de Material Reciclável (CAC). O espaço funciona como ponto de apoio para os trabalhadores, oferecendo área de descanso, alimentação e Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

A ação conta com a parceria da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (Ascamari). A venda dos materiais é realizada na central de apoio instalada próxima à Praça da Cultura, e a Ascamari faz a comercialização junto à empresa compradora.

Nos dois primeiros dias do Carnaval da Prefs, foram recolhidos mais de 330 quilos de material reciclável.

A superintendente de Desenvolvimento Regional, Rosyvânia Araújo, comentou sobre a execução da iniciativa. “Observamos o resultado do projeto extremamente positivo. Diariamente contamos com a participação de mais de 20 catadores, entre associados e avulsos”.

Ela também explicou como a comercialização imediata do material coletado tem contribuído para o trabalho dos catadores. “Uma das grandes dificuldades dos catadores era recolher o material e armazenar para vender depois. Agora, eles podem coletar e já vender na central de apoio, saindo de lá com o pagamento realizado”.

Maria Luiza, catadora avulsa, participa pela primeira vez da coleta durante o Carnaval. “É meu primeiro ano. Estou achando bom. A gente coleta e já recebe o dinheiro na hora. Isso ajuda muito”.

Notícias