SAÚDE
Ações de combate ao tabagismo conscientizam a população sobre os perigos do fumo em Imperatriz
Com o tema “Não deixe sua vida virar fumaça”, a iniciativa oferecerá serviços gratuitos, capacitação de profissionais e conscientização sobre os riscos do fumo.
Publicado em: 18/09/2025 por Marcelo Nunes

Atividades de combate ao tabagismo conscientizam a população sobre os perigos do fumo. (Foto: Lara Sofia)
Com o objetivo de conscientizar e sensibilizar a população sobre os riscos do cigarro e incentivar práticas de promoção à saúde e qualidade de vida, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) e o programa de Tabagismo do município, realizou na manhã desta quarta-feira (17), no Calçadão, uma ação especial de combate ao tabagismo.
Com o slogan “Não deixe sua vida virar fumaça”, a iniciativa reforça a importância das ações educativas e das políticas públicas voltadas para a prevenção e redução do número de fumantes em Imperatriz. Durante a programação, foram oferecidos serviços gratuitos como aferição de pressão arterial, teste de glicemia e orientações sobre os impactos do tabaco na saúde. A população também teve acesso às informações sobre o programa de apoio a quem deseja abandonar a dependência do tabaco.
Além disso, a SEMUS também promoveu uma grande capacitação para profissionais da enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) da rede municipal, reforçando estratégias de abordagem, acolhimento e acompanhamento de pacientes fumantes. A formação teve como foco a atualização das equipes sobre métodos de apoio ao abandono do cigarro e formas de atuação preventiva junto à população.
De acordo com a coordenadora do Programa de Tabagismo, Zaira Karam de Melo, as atividades são uma oportunidade de fortalecimento das ações no município. “É um momento de aprendizado e troca, voltado especialmente para fortalecer o nosso trabalho no cuidado e orientação da população. Nesta palestra também aproveitamos a oportunidade para divulgação do início dos grupos de Tabagismo nas UBSs”, destacou.
A Pesquisa Nacional de Saúde de 2019, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que os fumantes diários ou ocasionais eram 12,8% da população brasileira ou 20,4 milhões de pessoas, a maioria da área rural. O Maranhão ficou abaixo da média nacional, com 11,3% das pessoas de 18 anos ou mais sendo usuárias de produtos derivados do tabaco.
O tabagismo é reconhecido como uma das principais causas de doenças respiratórias, cardiovasculares e de diferentes tipos de câncer. Por isso, o Programa de Tabagismo tem ampliado as atividades de conscientização em espaços públicos e investido na qualificação dos profissionais que atuam na Atenção Primária em Saúde.
As UBSs Cafeteira, Milton Lopes, Maria Aragão e São José são as unidades de referência do Programa de Tabagismo em Imperatriz, com atendimento das 08:00 às 18:00. Nelas, os usuários recebem acompanhamento especializado, orientações sobre os riscos do tabaco e apoio contínuo para o abandono do cigarro, garantindo cuidado integral e fortalecimento das ações de prevenção em saúde.