RECURSOS
Seeap apresenta aos agricultores familiares nova proposta para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) 2024
Outro ponto de destaque no encontro com os agricultores, foi a discussão sobre os vencimentos dos Certificados de Agricultura Familiar (CAF)
Publicado em: 04/04/2024 por Dema de Oliveira
A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e da Produção (Seaap), sob o comando do secretário Klleyton Nascimento Silva, se reuniu nesta quarta-feira (03), na sede da própria secretaria, com agricultores da agricultura familiar para debater as pautas que serão trabalhadas durante o ano.
No encontro, foi apresentada uma nova proposta para o PAA/2024. Objetivo é o de fortalecer e aprimorar o programa, e assim garantir um apoio mais eficaz aos agricultores locais e uma distribuição mais justa dos recursos disponíveis.
Além disso, a pauta abordou diversos temas pertinentes, com destaque para esclarecimentos sobre a não suplementação de recursos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), safra 2022/2023.
Outro ponto de destaque no encontro com os agricultores da agricultura familiar, foi a discussão sobre os vencimentos dos Certificados de Agricultura Familiar (CAF), buscando encontrar soluções para eventuais desafios enfrentados pelos agricultores, na obtenção e utilização desses certificados.
O secretário Klleyton Nascimento Silva, destacou o compromisso com os agricultores. “A participação ativa dos produtores, bem como o compromisso da Secretaria de Agricultura em atender às necessidades e preocupações dos agricultores, demonstram o empenho em promover o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar de Imperatriz”.
A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Produção (Seaap) tem a função de fomentar a produção agropecuária, organizar o abastecimento alimentar e promover, estimular e apoiar o desenvolvimento das atividades agropecuárias no município. Além de desenvolver ações na área de infraestrutura rural, como estradas rurais, infraestrutura de produção, manejo e uso adequado do solo, a Seaap cria alternativas de renda por meio de programas que incluem projetos de verticalização da produção e incentivo ao uso de tecnologias ambientalmente viáveis e econômicas.
A Seaap também desenvolve atividades no campo de organização rural de pequenos produtores, incentivando estes à participação na definição de políticas públicas para o meio rural, e promovendo campanhas de vacinação contra doenças crônicas nos animais (brucelose, tuberculose, etc).