RECONHECIMENTO
Dia do Feirante lembrado pelo trabalho das mais de 400 pessoas nas feiras de Imperatriz
Para o secretário Kleyton Nascimento Silva, a data, além de importante, é necessária para representar a luta de um povo trabalhador e querido na cidade
Publicado em: 25/08/2023 por Dema de Oliveira
O Dia do Feirante é comemorado no dia 25 de agosto em homenagem ao dia da realização da primeira feira livre no Brasil, na cidade de São Paulo, no ano de 1914. Após esta criação, a comercialização foi oficializada no município, se estendendo para todo o Brasil, e em Imperatriz, não foi diferente.
Geralmente, os feirantes são produtores da agricultura familiar, que utilizam o espaço para venda de seus produtos. Os itens mais comercializados nas feiras são: frutas e hortaliças; aves, ovos e similares; pimentas e outros condimentos; quitandas (biscoitos, bolos, salgados); doces; leite, queijo e derivados; farinhas e cereais.
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Produção (SAAP), é responsável por organizar, autorizar, fiscalizar e dar todas as condições de estrutura para a realização das feiras. Da interdição do trânsito nas vias públicas, nos locais onde a medida é necessária, à limpeza das ruas após o término da feira.
Acordar cedo todos os dias para proporcionar aos consumidores mercadorias fresquinhas, organizar e abrir a banca na feira, é uma árdua e longa jornada para esses profissionais, que ainda continuam pelo resto do dia com o sorriso no rosto, vencendo muitas vezes o calor, a chuva e as adversidades, para sempre proporcionar o melhor atendimento possível. O feirante tem uma das profissões mais antigas e conhecidas do mundo e neste dia 25 de agosto é comemorado o seu dia.
Para o secretário Kleyton Nascimento Silva, a data, além de importante, é necessária para representar a luta de um povo trabalhador. “Na gestão do prefeito Assis Ramos, damos apoio aos feirantes e as feiras do município, pois sabemos o quanto eles dependem destes espaços, com boa infraestrutura e apoio da Prefeitura, através de nossa secretaria, para fomentar os seus negócios, escoar suas produções e gerar renda para o seu sustento e subsistência de suas famílias”, afirma o secretário, que parabeniza os feirantes pelo seu dia.
As feiras são muito importantes para os pequenos agricultores, que sabem que podem contar com o escoamento de seus produtos com uma determinada frequência. Nelas têm feirantes e produtores de vários itens, dos quatro cantos de Imperatriz. Além de gerar renda, eles têm mais estímulo em participar como feirante e ajudar uns aos outros. “Há casos em que há a produção na propriedade, mas é o vizinho quem leva as mercadorias para vender na feira, fomentando toda uma cadeia de negócio e geração de rendas para várias famílias do município. Obrigado por fazerem tanto. Feliz Dia do Feirante”, conclui o secretário.
Em Imperatriz, ao todo são 405 feirantes, devidamente cadastrados pelo Município, com total apoio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Produção (SAAP).
Benedito Aniceto, feirante e presidente da Associação dos Feirantes da Feira da Nova Imperatriz, destacou os bons negócios. “Temos venda boa, temos peixe, a galinha caipira, a verdura, os legumes, frutas. Nossos feirantes são preparados para receber pessoas daqui e de outros lugares, como Cidelândia, Vila Nova dos Martírios, Davinópolis, João Lisboa e outros municípios”, pontuou Benedito.