Abrigo da Prefeitura oportuniza emprego para pessoas em situação de rua

Empresa Terraço oportunizou trabalho com assinatura da carteira de trabalho

Publicado em: 06/05/2022 por Islene Lima

Secretaria de Desenvolvimento Social

Abrigo da Prefeitura oportuniza emprego para pessoas em situação de rua

Dignidade, respeito, apoio, e oportunidade, é prioridade da gestão municipal. (Foto: Islene Lima)

O Abrigo Superação é a instituição de Proteção Especial Social de Alta Complexidade, da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), que acompanhou nesta sexta-feira (06), o encaminhamento de dois homens que estavam em situação de rua, para primeira assinatura na carteira de trabalho na empresa Construtora Terraço do Maranhão.

O órgão público tem como política pública de assistência de objetivos prioritários viabilizar direitos para pessoas que vivem em situação de rua e com vínculos familiares rompidos. Foi criado em 2020 com intuito de emancipar, oportunizar e contribuir para a inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho, devido às desigualdades sociais que aumentaram por conta da pandemia. Segundo a coordenadora do projeto, Charlanny Caitano de Oliveira Leite, o local recebe adultos e famílias entre 18 e 59 anos, e famílias em situação de vulnerabilidades.

“Abrigo é mantido pela Prefeitura. Lá recebem café da manhã, almoço e janta. Todos chegam sem perspectiva nenhuma de vida, sem documentação, ou seja, a Sedes trabalha as etapas viabilizando consultas, em caso de vícios sendo levados aos órgãos competentes, até a busca por empresas parceiras, como a Terraço, fundamentais para um novo recomeço”, explica.

O gerente de obras da construtora, Thairony Linhares Miranda, enfatiza que a parceria de inclusão desses trabalhadores, fazem parte do projeto Novo Emprego, criado pelo Terraço, que viabiliza de acordo com as aptidões dos candidatos, uma oportunidade na empresa.

“Estamos com a empresa em Imperatriz desde 2014, de lá para cá, sempre buscamos parcerias entre Prefeitura, abrigos que possuem obras para proporcionar contratação de pessoas em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de compartilhar conhecimento para gerar mão de obra especializada e reintegrar as pessoas na sociedade, fomentando cada vez mais, a geração de emprego para a comunidade que prestamos serviço, tendo como foco a mudança de pessoas para uma vida mais digna e melhor”, afirma o gerente de obras.

A secretária de Desenvolvimento Social, Divina Brito, pontua que a maioria dos atendidos são pessoas de outros estados ou imigrantes. Ela destaca que o abrigo é provisório com 30 dais, podendo se estender até 60 dias, em alguns casos.

“Dignidade, respeito, apoio, e oportunidade, é compromisso da gestão. Buscamos potencializar as qualidades dessas pessoas em situação de rua. Atualmente temos 25 pessoas na fila de espera, e desde fevereiro quatro pessoas conseguiram emprego através do esforço deles em primeiro lugar, e das empresas privadas que contribuem diretamente para essa mudança de paradigma.

Os dois homens contratados, um com 38 anos, e o outro com 48, assinaram hoje com a firma. Ambos são de outros estados, um de Araguaína e outro de Anápolis. Eles enfatizaram que a pandemia contribuiu diretamente para a situação de vulnerabilidade sem ter nem o que comer.

Com a carteira assinada, hoje mesmo eles já iniciaram os trabalhos. A empresa vai disponibilizar alojamento, café da manhã, almoço, salário fixo, gratificação e premiação conforme o desempenho de cada um.