SERVIÇOS
Ação Socioassistencial descentraliza serviços do CRAS para povoados da zona rural
Km 1.700, Vila Conceição I, Vila Conceição II, Jiboia e Embiral são contemplados com o serviço
Publicado em: 27/07/2023 por Kalyne Cunha
Prefeitura de Imperatriz, por meio das secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes), de Educação (Semed) e Saúde (Semus), em parceria com as empresas Equatorial e Suzano, realizaram ação socioassistencial setorial no Povoado Embiral. Ação comunitária foi nesta quinta-feira (27), na Escola Municipal Enocke Alves Bezerra e teve o objetivo de descentralizar serviços ofertados, para os bairros da zona rural.
Neste mês de julho, a população rural assistida pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Santa Rita, foi a dos povoados km 1.700, Vila Conceição I, Vila Conceição II, Jiboia e Embiral. O secretário da Sedes, Dorielton Xavier, ressaltou a importância das ações do mês, para garantir que a população das áreas rurais tenham acesso igualitário aos serviços e programas de assistência social.
“Ao levar os serviços do CRAS para a zona rural, estamos fortalecendo os laços comunitários e facilitando o acesso a programas e projetos que podem fazer toda a diferença em suas vidas. Nosso objetivo é promover a inclusão social, a cidadania e a autonomia de cada indivíduo, garantindo o desenvolvimento pleno de nossas comunidades rurais”.
A coordenadora da Proteção Social Básica, Charlanny Caitano, enfatiza que ação “socioassistencial visa prevenir os riscos sociais, fortalecer a matricialidade sociofamiliar e promover autonomia comunitária e Social das famílias acompanhadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF)”.
Entre os serviços disponibilizados aos moradores está atualização e consulta ao CadÚnico, com a consulta e atualização do Número de Inscrição Social (NIS) e emissão da folha resumo, atendimento assistencial com equipe técnica formada por psicóloga e assistentes sociais do CRAS, atualização de CPF realizada por agente comunitário de saúde, inscrição na tarifa social de energia e troca de lâmpadas simples por led realizada pela Equatorial, embelezamento e corte de cabelo, atividades socioeducativas com as crianças do Programa Criança Feliz (PCF) e palestra sobre extrativismo com profissionais da Suzano.
As moradoras do povoado relatam o impacto que as ações promovem no povoado, por conta da distância. Cleudina Carvalho, do lar, falou que realizou o cadastro do bolsa família e atualização do CPF, e que “a equipe da Prefeitura vindo até aqui é ótimo, pois fazia dias que gostaria de ir à rua, mas sem transporte fica difícil”.
A pescadora, Neurismar Sousa, que também fez a atualização do CPF e cadastro do CadÚnico, diz que aproveitará para o momento da beleza. “Quero passar ali para cortas as pontinhas do cabelo. Com o transporte precário e a distância, fica complicado de irmos até o CRAS, pois o nosso transporte mais fácil é de barco e mesmo assim não têm todos os dias. Então essa ação é muito boa pra gente”, relata.
A coordenadora do CRAS Santa Rita, Maria Cleia Pereira, explica que o foco principal é descentralizar os serviços da Sedes para a zona rural, pela dificuldade da logística de locomoção até a zona urbana. “Fizemos um planejamento com a equipe técnica e resolvemos trazer todas as ações, com um olhar humanizado, para as comunidades mais vulneráveis da zona rural”.
O secretário da Semed, José Antônio, falou sobre a integração entre as pastas, para o bom funcionamento dos serviços ofertados para a população. “O atendimento da comunidade para ser eficaz, necessita da integração dos serviços como assistência social, educação e saúde como está sendo feito hoje. Em razão desta visita ao programa da Sedes, observamos que existem várias crianças, que estão fora da sala de aula. Para atender melhor a comunidade, abriremos duas turmas de creche no povoado Embiral, a partir do segundo semestre, no retorno das aulas”.