PROTEÇÃO
Atividades abordam a violência contra pessoas idosas
A Prefeitura está organizando ações para debater a temática e oferecer momentos de descontração
Publicado em: 16/06/2023 por Regilson Borges
Com o intuito de fortalecer a política de proteção às pessoas idosas, a Prefeitura de Imperatriz está realizando a Semana Municipal de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa, que ocorrerá até a próxima segunda-feira (19). A programação está sendo executada pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), por meio da Casa do Idoso Feliz.
Além da participação da sociedade civil e dos órgãos de justiça, que contribuem para a realização das discussões e atividades voltadas aos idosos, estão sendo realizadas palestras nesta sexta-feira (16) nos Cras Bom Jesus, Santa Lúcia e na Casa do Idoso Feliz, junto com uma panfletagem pelo Centro.
No encerramento, na segunda-feira (19), haverá uma ação na zona rural, no povoado Coquelândia, e uma palestra no Cras Bacuri. “Nosso objetivo é pensar em um mundo mais acolhedor e seguro para os idosos, por isso elaboramos a programação para fazê-los se sentirem melhor e destacar a rede de proteção para eles”, afirma a coordenadora da Casa do Idoso Feliz, Alessandra Nobre.
Como identificar casos de violência
Um dos tipos de casos mais comum é a negligência, quando os idosos são deixados sem cuidados básicos, como higiene, saúde e medicação.
Outro tipo de agressão é o abandono. Quando os responsáveis e familiares, além dos órgãos institucionais e governamentais, se ausentam e não prestam assistência necessária.
Outro tipo de violência é a agressão física. Os idosos são forçados a fazerem o que não querem, e são provocados a sentirem dor, são feridos ou são levados até a morte. Há também agressões sexuais, por meio de relação sexual e até práticas eróticas de aliciamento.
Há outros tipos de situações que podem ser enquadradas como violência contra idosos. Qualquer observação neste sentido deve ser denunciada, pelo número Disque 100.