Assistência Social

AÇÃO

Campanha de combate ao trabalho infantil é iniciada com reunião coletiva

Atividades e parcerias visam conscientizar e erradicar a exploração infantil na região

Publicado em: 11/06/2024 por Kalyne Cunha

Secretaria de Desenvolvimento Social

Campanha de combate ao trabalho infantil é iniciada com reunião coletiva

Participaram do evento servidores de Imperatriz e municípios vizinhos, além de técnicos e profissionais. (Foto: Assessoria)

Em alusão ao Dia Mundial do Combate ao Trabalho Infantil, comemorado em 12 de junho, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), realizou a abertura da Semana de Campanha de Combate ao Trabalho Infantil, nesta segunda-feira (10), com uma reunião coletiva com a Rede de Combate ao trabalho Precoce, no auditório da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul). Objetivo é motivar a rede de combate ao trabalho infantil por meio de palestras, apresentação de resultados do trabalho com a inserção de aprendizes, e promover o diálogo e troca de experiências, além de sugerir uma abordagem reforçada do tema.

Ao longo da semana, diversas atividades serão promovidas com o intuito de engajar e conscientizar a comunidade sobre a importância de erradicar o trabalho infantil. O secretário da Sedes, Dorielton Xavier, enfatizou que a semana é uma oportunidade para sensibilizar, informar, debater e dar destaque ao combate à violação de direitos de crianças e adolescentes.

A campanha também contará com a presença de representantes de órgãos de proteção aos direitos da criança e do adolescente, que trarão relatos de casos e discussões sobre políticas públicas efetivas. Além disso, serão realizadas visitas às escolas e instituições de ensino, onde serão distribuídos materiais educativos e promovidas dinâmicas interativas para envolver os estudantes de forma mais direta e instruções para ingresso na aprendizagem profissional.

Os parceiros da campanha, como o AEPETI (Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Grupo de Repressão ao Trabalho Escravo (GRTE), reforçam a necessidade de ações contínuas e eficazes. Representantes dessas instituições compartilharam experiências bem-sucedidas e estratégias que têm sido aplicadas em outras regiões, visando a replicação de boas práticas em Imperatriz e municípios vizinhos.

A presidente do CMDCA e Coordenadora do AEPETI, Mikaelly Santos, ressaltou a importância do combate ao trabalho infantil, apresentando dados relevantes e destacando as iniciativas e atividades realizadas no município de 2021 até maio de 2024, todas voltadas aos Eixos de Estratégias de Combate. Ela enfatizou que essas ações têm sido fundamentais para a redução do trabalho infantil em Imperatriz, compartilhando exemplos de projetos de sucesso e destacando a necessidade de continuidade e reforço dessas medidas para garantir um ambiente seguro e saudável para todas as crianças e adolescentes.

Assistência Social