Assistência Social

DEBATE

Capacitação apresenta desafios e propostas do Sistema Único de Assistência Social

Momento faz parte da preparação para a 13º Conferência Municipal da Assistência Social

Publicado em: 20/06/2023 por Ariel Rocha

Secretaria de Desenvolvimento Social

Capacitação apresenta desafios e propostas do Sistema Único de Assistência Social

Palestra foi realizada pelo Prof. Me. em Serviço Social, Valteir da Conceição. (Foto: Maira Soares)

Para discutir junto dos profissionais as políticas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e o Conselho Municipal de Assistência Social promoveram uma capacitação na última sexta-feira (16). A discussão inicial é de preparação para a 13º Conferência Municipal da Assistência Social, que ocorre nesta quarta-feira (21), com o título “O SUAS que temos e o SUAS que queremos ter”. 

O encontro pré-conferência debateu as diretrizes e propostas que guiarão o evento desta quarta. Os assuntos da capacitação foram em torno das propostas para otimizar o gerenciamento e planejamento de projetos; reflexão em relação ao financiamento; controle social; articulação entre segmentos; serviços, programas e projetos; benefícios e transferência de renda. O momento teve como palestrante o Prof. Me. Em Serviço Social, Valteir da Conceição.

Segundo a coordenadora da Proteção Social Básica do Município, Charlanny Caitano, equipes estiveram durante o mês de maio promovendo debates com os usuários acompanhados pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). “Foram promovidos encontros para a discussão e orientação dos direitos dos usuários relacionados aos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais, para que estes sejam protagonistas na tomada de decisões sobre a Assistência Social local”, disse.
  
O secretário da Sedes, Dorielton Xavier, ressalta que o momento de debate e discussão é importante para a excelência na gestão do SUAS. “Também tivemos a pré-capacitação organizada junto aos usuários e profissionais. É uma mobilização fundamental para dar acesso à comunidade às informações e proporcionar articulação, debates, exercendo a garantia de direitos e o acesso a políticas públicas elaboradas de forma democrática nesses espaços coletivos”, declara.

Assistência Social